Threats

Rede do Tesouro Nacional do Brasil alvo de ataque ransomware

Até agora não foram detetados danos, mas os efeitos do ataque continuam sob análise dos peritos de segurança do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital

17/08/2021

Rede do Tesouro Nacional do Brasil alvo de ataque ransomware

O governo brasileiro anunciou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque ransomware. Os efeitos do ataque de extorsão estão a ser analisados pelos peritos de segurança do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital e novas informações “vão ser divulgadas em tempo útil e com a devida transparência”.

Em comunicado, a pasta informou que “medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada” e segundo Paulo Guedes, Ministro da Economia, não foram descobertas quaisquer irregularidades nos sistemas estruturais da secretaria até agora. 

“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão a ser tomadas”, diz a nota.

Num outro comunicado, a Bolsa de Valores brasileira declarou que não houve consequências para as operações do Tesouro Direto. Não é a primeira vez que o governo brasileiro é alvo de ameaças à segurança das suas infraestruturas. Em 2020 foi lançado um ataque em massa contra o Tribunal Superior Eleitoral que paralisou os sistemas durante duas semanas. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.