Threats

Reino Unido alerta para aumento do impacto do ransomware por causa de IA

O Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido afirmou que é “quase certo” que exista um aumento de volume e de impacto de ataques de ransomware por causa de inteligência artificial

24/01/2024

Reino Unido alerta para aumento do impacto do ransomware por causa de IA

De acordo com os serviços de inteligência britânicos, os ataques de ransomware vão crescer – tanto em volume como em impacto – nos próximos dois anos por causa das tecnologias de Inteligência Artificial (IA).

Num documento publicado esta semana, o Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido (NCSC) diz que este crescimento é “quase certo”, sendo este o rating de confiança mais elevado utilizado pelos serviços de inteligência britânicos. Os especialistas dizem que as ferramentas de IA vão beneficiar diferentes cibergrupos.

Atualmente, a IA generativa já está a ser utilizada para criar maiores capacidades de reconhecimento e social Engineering, tornando as tarefas mais eficazes, eficientes e difíceis de detetar. Também é considerado que a IA vai ajudar no desenvolvimento de malware, investigação de vulnerabilidades e movimento lateral ao tornar as técnicas existentes mais eficientes.

As boas notícias, segundo os serviços de inteligência britânicos, é que a utilização mais sofisticada de inteligência artificial no cibercrime só deverá estar disponível para os cibergrupos com mais recursos e apenas no próximo ano. Uma das limitações na utilização destas ferramentas é a necessidade de acesso a dados de exploit de elevada qualidade para treinar os modelos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.