Threats

Routers em fim de vida são alvo de grupo apoiado pela China

Um dos principais cibergrupos apoiados pelo Estado chinês está a atacar routers e dispositivos de rede em fim de vida nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália

15/01/2024

Routers em fim de vida são alvo de grupo apoiado pela China

De acordo com a Strike Team da SecurityScorecard, o Volt Typhoon, um cibergrupo apoiado pelo Estado chinês, parece estar a atacar routers e dispositivos de rede da Cisco em fim de vida nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália como parte de uma campanha de larga escala.

O relatório da Strike Team afirma que descobriu uma nova infraestrutura alegadamente ligada ao grupo em questão. A investigação focou-se em dispositivos RV320/325 da Cisco, uma linha de routers que foi descontinuada pela empresa em 2019. As vendas do produto terminaram em janeiro de 2020 e o dia 31 de janeiro de 2025 marca o fim do serviço e suporte ao produto.

O grupo envolvido na campanha está a explorar duas vulnerabilidades de 2019 – CVE-2019-1652 e CVE-2019-1653 – que foram adicionadas, no mesmo ano, à lista de vulnerabilidades exploradas conhecidas pela CISA.

Os investigadores indicam que aproximadamente 30% dos dispositivos em questão observados foram comprometidos pelo Volt Typhoon num período de 37 dias. A conexão entre os dispositivos e a infraestrutura do Volt Typhoon sugerem uma presença “muito ativa”. A Strike Team da SecurityScorecard alerta que “a Cisco não lançou e não vai lançar atualizações de software para endereçar as vulnerabilidades, uma vez que os dispositivos estão em fim de vida”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.