Threats

TikTok levanta dúvidas de segurança junto do FBI

Chris Wray, diretor do organismo, alerta que controlo da aplicação de vídeos está atualmente nas mãos do governo chinês, que não partilha os mesmos valores dos EUA

05/12/2022

TikTok levanta dúvidas de segurança junto do FBI

A rede social TikTok está a provocar apreensão junto das autoridades norte-americanas.

Chris Wray, diretor do FBI, alertou que o controlo da aplicação de vídeos está atualmente nas mãos do governo chinês, que controla também o algoritmo e que, desta forma, se encontra mais afastado dos valores partilhados pelos EUA. 

O diretor do FBI acredita que a China pode “manipular os conteúdos e, se assim quiserem, usá-lo para influenciar operações”, assim como recolher dados que possam ser usados em operações de espionagem.

Já em 2020, a administração Trump baniu a aplicação nos EUA devido às dúvidas levantadas sobre a influência chinesa na aplicação, tendo pressionado a ByteDance, detentora do TikTok, a vender a empresa a uma organização norte-americana.

Todas estas coisas estão nas mãos de um governo que não partilha os nossos valores, e que tem uma missão que está muito em desacordo com o que é do melhor interesse dos Estados Unidos. Isso deve preocupar-nos, afirmou Wray.

Numa audição no Senado em setembro passado, Vanessa Pappas, Chefe de Operações do TikTok, sublinhou que a empresa protege todos os dados dos utilizadores norte-americanos, garantindo que o governo chinês não tem acesso aos mesmos.

A empresa e os especialistas norte-americanos estão agora em conversações sobre um possível acordo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.