X-ray

Ataque de ransomware expôs informação pessoal de todos os habitantes de vila suíça

Uma pequena vila suíça admitiu que subestimou a severidade de um ataque de ransomware que levou a que informações pessoais de todos os habitantes fossem expostas online

29/08/2021

Ataque de ransomware expôs informação pessoal de todos os habitantes de vila suíça

A vila de Rolle, na Suíça, foi vítima de um ataque de ransomware onde os dados dos servidores administrativos foram comprometidos. O governo municipal da vila – que tem cerca de 5.400 habitantes – afirmou inicialmente que apenas uma pequena porção dos dados tinham sido afetados e que toda a informação tinha sido restaurada através de backup.

Num primeiro momento, o município referiu que tinha sido um “ataque fraco” que apenas tinha afetado os servidores de email que “não continham dados municipais sensíveis”, segundo noticia a AFP. No entanto, diz a mesma agência noticiosa, o ataque – que foi identificado a 30 de maio – foi, na verdade, “massivo.

A jornal Le Temps, citado pela AFP, indica que um especialista de cibersegurança terá demorado apenas 30 minutos para reunir milhares de documentos do município de Rolle, documentos esses que são “pessoais e extraordinariamente sensíveis”.

Depois da notícia ter sido lançada, o município emitiu um comunicado onde assume que subestimou a severidade do ataque e a potencial utilização desses dados. Estes dados incluem nomes, moradas, datas de nascimento, números de segurança social e informação de residência de cidadãos não suíços. Em alguns casos, também é possível encontrar informações religiosas sobre os habitantes, assim como informações de notas dos estudantes e de crianças que contraíram COVID-19.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº7 Agosto 2022

IT SECURITY Nº7 Agosto 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.