X-ray

CEO da UnitedHealth confirma pagamento de resgate após ciberataque

No senado norte-americano, Andrew Witty, CEO do grupo UnitedHealth, assumiu que a empresa pagou um resgate de 22 milhões de dólares após um ciberataque de ransomware

02/05/2024

CEO da UnitedHealth confirma pagamento de resgate após ciberataque

Esta quarta-feira, Andrew Witty, CEO do grupo UnitedHealth, um dos principais grupos de serviços médicos nos Estados Unidos, assumiu perante o senado dos Estados Unidos o pagamento de um resgate de 22 milhões de dólares após um ciberataque a uma das subsidiárias.

O CEO especificou que um dos servidores dos sistemas da subsidiária – a Change Healthcare – não tinha autenticação multifator e que a empresa ainda estava a ser alvo de uma renovação tecnológica que estava a ser mais lenta do que o esperado. A UnitedHealth adquiriu a Change Healtchare há dois anos.

Num comunicado recente, a empresa indicou que “uma porção significativa da população” norte-americana tinha sido afetada por este ciberataque e um dos senadores apontou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos tinha descoberto que a subsidiária mantinha dados dos seus pacientes desde 2012, estimando-se um total de 211 milhões de pacientes únicos.

Andrew Witty referiu que determinar quem viu os seus dados afetados poderá tomar várias semanas e que estão a trabalhar com o regulador, não especificando mais detalhes sobre como o processo está a ser gerido.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.