X-ray

Ataque Vodafone

Vodafone: ciberataque terá destruído “elementos centrais das redes, incluindo nos sistemas redundantes”

Uma nova atualização por parte da Vodafone indica que a “atuação maliciosa foi efetuada de forma cirúrgica”

08/02/2022

Vodafone: ciberataque terá destruído “elementos centrais das redes, incluindo nos sistemas redundantes”

Depois de confirmado o ciberataque por parte da Vodafone, e de uma conferência de imprensa a meio do dia, Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, utilizou a sua página no LinkedIn para endereçar o ataque que ainda provoca algumas disrupções junto dos clientes da operadora de telecomunicações.

Mário Vaz começa por endereçar um “pedido de desculpas” por o “momento difícil” que a Vodafone vive desde ontem e pelo seu “impacto negativo no quotidiano” clientes da operadora.

Fomos objeto de um ciberataque sem precedentes, cuja origem e objetivos ainda estão a ser investigados, e que se traduziu na destruição intencional de vários elementos centrais das nossas redes, incluindo nos sistemas redundantes que temos preparados para ativar numa situação de falha de rede. A atuação maliciosa foi efetuada de forma cirúrgica denotando intenção de provocar um dano de grande profundidade e expressão”, escreve na rede social o CEO da Vodafone Portugal.

A investigação está a decorrer e, até ao momento, continuam a não existir indícios de que “os dados dos nossos clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.

Desde a primeira hora que a Vodafone está, através do trabalho incessante das suas equipas técnicas, a tentar restabelecer o mais depressa possível os serviços que involuntariamente deixamos de prestar aos nossos clientes. Um compromisso que se mantém. Depois de termos garantido o acesso aos serviços básicos de voz móvel, estamos focados em repor o funcionamento dos serviços de dados móveis sobre rede 4G, objetivo que estamos muito próximos de alcançar”, conclui o CEO.

À IT Security, especialistas de cibersegurança indicam que a Vodafone terá sido um ataque de Denial-of-Service onde “o ator sabe muito bem o que quer e como proceder nas suas operações para roubar as informações”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.