Analysis

Futuro das empresas em risco por falta de estratégia de cibersegurança

Um relatório sobre Maturidade Digital em Cibersegurança indica que 90% das empresas não têm profissionais especializados em cibersegurança e que 82% não mantém atualizados os registos dos ativos digitais a proteger

03/05/2021

Futuro das empresas em risco por falta de estratégia de cibersegurança

A maturidade ao nível de cibersegurança dividiu o tecido empresarial em dois grupos distintos. Esta é uma das conclusões do Relatório de Maturidade Digital em Cibersegurança, elaborado pela Minsait e SIA, que entrevistou responsáveis de empresas na Europa e alguns dos mais destacados especialistas em cibersegurança. De acordo com o relatório, 56% das empresas carece de uma estratégia de cibersegurança bem definida e está longe de cumprir com o modelo de Organização Digitalmente Protegida, o que coloca em risco a sua viabilidade e o seu futuro na era digital, no qual o teletrabalho multiplica o risco e o comércio eletrónico cresce exponencialmente.

Em Portugal, e de acordo com o relatório nacional do CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança) - que cita o inquérito do Eurostat sobre Políticas de Segurança - há menos empresas com políticas de segurança das TIC definidas ou revistas (74%) em comparação com a U.E. (76%). Contudo as empresas em Portugal aplicam mais medidas de segurança (98%) que a média europeia (93%). Ainda assim, o inquérito mostra que as medidas de cibersegurança são maioritariamente tomadas pelas grandes empresas, por comparação com as PME.

O relatório diz ainda que 73% das empresas não conta com mecanismos de incentivos, formação e comunicação precisos para os seus colaboradores, que facilitem uma mudança necessária na organização em matéria de cibersegurança; e 90% das empresas não tem contratados perfis de profissionais especializados em cibersegurança. 

Perante este cenário torna-se imprescindível contar com o apoio de Parceiros especializados que ofereçam uma visão integral face aos desafios que se colocam num setor hiperespecializado e em constante mudança. Em Portugal, segundo o CNCS, as empresas recorrem na maioria a fornecedores externos para 75% das atividades de cibersegurança.

Essa necessidade fica ainda mais evidente quando apenas 22% implementaram uma medida tão importante como a gestão centralizada de identidades, num momento em que o roubo de identidade digital e de passwords é um dos principais vetores de ataque. O mesmo acontece em Portugal onde a identificação do utilizador é usada somente por 15% das empresas, segundo o CNCS. A falta de proteção das empresas também se reflete ao verificar que apenas 55% das organizações se apoia num Centro de Operações de Cibersegurança, essencial para detetar ataques e ter capacidade de reação. 

Esta situação fica ainda mais grave quando 90% dos ataques cibernéticos usa técnicas de engenharia social para vencer as defesas das empresas e que, durante a pandemia, os ataques de phishing dispararam 6.000%. Em Portugal o Relatório da CNCS indica que em 2020 “se verificou um crescimento significativo do número de incidentes registados” quando comparado com 2019. Com o valor a subir para 101% em comparação com o primeiro semestre do ano passado. O phishing foi um dos fatores mais frequentes até agosto de 2020, correspondendo a 31% dos incidentes registados em 2020.

Perante estes factos é evidente um problema de falta de visão estratégica. Neste sentido, Vicente Huertas, Country Manager da Minsait em Portugal, afirma que “embora os ataques cibernéticos sejam o principal risco para as empresas, existe ainda uma grande parte das organizações em Portugal que não inclui a cibersegurança nas suas agendas. É necessário criar uma cultura de segurança, focada nos colaboradores, formando-os dentro de protocolos específicos e melhorar as práticas do dia a dia, pois as repercussões de um incidente desta matéria vão mais além das perdas económicas. Trata-se do nome da empresa que fica em causa”.

Por sua vez, Paulo Pinto, diretor da SIA Cesce em Portugal, refere ainda que “as empresas devem considerar a cibersegurança como parte de sua política de boa governança. Mas essa situação está muito longe de ser alcançada se tivermos em conta que 68% das empresas ainda não conta com uma figura de CISO (Chief Information Security Officer), como responsável executivo pela segurança da informação e o seu alinhamento com os objetivos do negócio”.

Tudo isto leva a que 82% das empresas não tenha atualizados os registos de ativos digitais a proteger e 90% não utilize as técnicas de cibersegurança mais avançadas, aspetos imprescindíveis para uma proteção completa, que evidenciam a margem de melhoria ainda existente.

No entanto, e distanciando-se desta tendência, o Relatório da Minsait e da SIA destaca que as empresas de Banca, Telecomunicações e Media, Seguros e Energia sobressaem pelo seu elevado grau de avanço, investimento em novas tecnologias e procura de respostas inovadoras aos desafios da cibersegurança. As empresas mais evoluídas articularam uma visão de longo prazo e estão comprometidas com a cibersegurança como pilar fundamental para o crescimento e sustentabilidade do seu negócio. Um fator que conseguiram transformar numa alavanca para melhorar os serviços que prestam digitalmente aos seus clientes. O Portugal Threat Report, revela também que os setores mais visados pelos hackers no nosso país são a banca a Saúde e o Governo.

O Relatório de Maturidade Digital em Cibersegurança demonstra que as empresas estão conscientes do desafio que enfrentam e realizaram um esforço notável no último ano. No entanto, o dinamismo das ameaças cibernéticas e a dificuldade que supõe a sua gestão integral ao longo de toda a cadeia de segurança (algo que requer um enfoque multidisciplinar) são dois dos grandes obstáculos que travam o avanço. O êxito depende da proteção que precisam para crescer e fazer negócios online nos próximos anos.

Neste relatório, os especialistas de cibersegurança da Minsait e da SIA revêm as melhores práticas e medidas para proteger uma empresa e adiantam um caminho que passa pôr identificar os riscos, por em prática ações para protege-los, determinar uma estratégia para detetar ataques, contar com especialistas para poder reagir eficazmente e assegurar as capacidades de recuperação.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.