Analysis

Ransomware mais do que duplicou em Portugal

Durante o segundo semestre de 2022, e de acordo com dados da S21sec, os ciberataques de ransomware aumentaram 120% em Portugal

02/03/2023

Ransomware mais do que duplicou em Portugal

A S21sec publicou o seu relatório semestral Threat Landscape Report, que analisa a evolução do cibercrime ao longo da segunda metade de 2022 com base em dados recolhidos pela própria empresa. O relatório, liderado pela equipa de Threat Intelligence da empresa, analisou um total de 1.487 ciberataques e 44 famílias de ransomware, que tiveram como alvo distintos setores estratégicos.

No contexto de ransomware, registou-se um aumento de 120% face ao semestre anterior, e Portugal encontra-se na 24.ª posição no ranking mundial de países mais afetados por este tipo de ciberataque, segundo a S21sec.

Estes ciberataques, que representam 65% do total analisado, visaram principalmente o setor industrial (14%), seguido do comércio a retalho (7%) e setor de saúde (7%). Setores como a construção, tecnologia, educação, transporte e logística, bem como o governo e as suas diferentes administrações, por essa ordem, também sofreram com estas ameaças.

As diferentes famílias ou grupos de ransomware por detrás dos ciberataques têm-se concentrado em alvos na América do Norte, com um total de 696 ataques e 42% do número total de ataques reivindicados, entre os Estados Unidos e o Canadá. Em segundo lugar, a Europa registou 421 ataques, com a Espanha com 48, atrás do Reino Unido, Alemanha e França. As dez famílias de ransomware mais ativas no segundo semestre do ano, representando mais de 70% da atividade, são: LockBit, BlackCat, Black Basta, Hive, Karanut, Royal, Bian Lian, Vice Society, LV e Play.

Assistimos a um aumento significativo das operações de ransomware, bem como das famílias ou grupos cibercriminosos por detrás delas. Estamos convencidos de que a tendência continuará a aumentar, tornando urgente e necessário que as organizações, neste caso, todas aquelas que constituem o tecido produtivo de qualquer país, reforcem a sua estrutura de cibersegurança para se protegerem e evitarem estes ataques disruptivos e o consequente desvio de dados”, destaca Hugo Nunes, responsável da equipa de Intelligence da S21sec em Portugal.

Embora boa parte dos últimos seis meses tenha sido marcada pela exploração de vulnerabilidades ou fraquezas de software já conhecidas na primeira metade de 2022, tais como Follina (CVE-2022-30190) ou a vulnerabilidade CVE-2022-26134 no Atlassian Confluence, muitas das vulnerabilidades com maior impacto observadas no período analisado foram exploradas em ataques zero-day (ataques que ocorrem antes sequer da divulgação ou publicação da vulnerabilidade para o público), ou em ataques em que a vulnerabilidade já foi dada a conhecer, mas ainda não estava disponível um patch ou correção.

A S21sec analisou um total de 13.243 vulnerabilidades publicadas com um nível crítico (17%), elevado (41%), médio (40%) e baixo (2%) de gravidade. Os meses mais ativos na divulgação de vulnerabilidades foram os meses de agosto, setembro e dezembro, e a engenharia social foi o principal vetor de acesso inicial através de campanhas de phishing.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.