Blue team

S.Labs

As empresas não compreendem bem as suas responsabilidades no que respeita à segurança dos dados na cloud

Muitos ainda pensam que os dados estão mais seguros on-prem

21/07/2023

As empresas não compreendem bem as suas responsabilidades no que respeita à segurança dos dados na cloud

A COVID-19 levou as organizações a utilizar a cloud para uma gama mais alargada de casos de utilização, especialmente como meio de cópia de segurança dos dados. No entanto, apesar do aumento da utilização, a maioria das organizações ainda não está esclarecida sobre as suas responsabilidades em matéria de segurança e recuperação de dados.

Isto de acordo com um novo relatório da empresa de proteção de dados Arcserve, baseado numa sondagem a 709 decisores de TI de todo o mundo, que afirma que quase metade (48%) aumentou a adoção de serviços em cloud para a gestão de dados como consequência direta da pandemia de Covid-19.

A maioria (61%) utiliza a cloud para serviços de cópia de segurança, bem como para infraestruturas de TI (57%).

Ainda assim, os equívocos sobre a segurança dos dados que residem na cloud pública são galopantes. Quase metade dos inquiridos (44%) acredita que as cópias de segurança dos dados numa cloud pública não são tão seguras como as cópias de segurança on-prem, subindo para quase três quartos (69%) entre as organizações com mais de 1PB de dados.

Além disso, dois em cada cinco acreditam que manter estes dados seguros e recuperáveis é da responsabilidade do fornecedor de serviços em cloud, em vez de ser uma responsabilidade partilhada com o proprietário dos dados. A conformidade, a falta de controlo sobre os dados e as preocupações com a segurança são os principais obstáculos a uma maior adoção da cloud, segundo o relatório.

"As empresas procuram cada vez mais os serviços na cloud como parte de uma estratégia de centro de dados híbrido para ajudar a gerir o custo e a complexidade dos seus ambientes de dados, que normalmente se tornaram ainda mais difíceis de gerir com a mudança para o trabalho remoto", disse Vasco Sousa, Channel Manager da Arcserve.

"É encorajador o facto de muitos planearem aumentar a segurança dos dados e fazer investimentos em cópias de segurança com os seus MSP. A experiência que os MSPs trazem para a mesa garantirá que essas organizações terão planos de proteção e recuperação de dados bem definidos e testados."

Saiba mais em: www.arcserve.com/pt

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.