Blue team

“É fundamental que as equipas de gestão encarem a segurança da informação como uma prioridade”

A PalConsulting evoluiu o seu negócio para a área de segurança de informação. A criação do departamento de investigação e desenvolvimento permitiu a construção de abordagens metodológicas para setores específicos

Por Marta Quaresma Ferreira . 06/06/2024

“É fundamental que as equipas de gestão encarem a segurança da informação como uma prioridade”

A PalConsulting é uma empresa de consultoria de gestão, com uma forte componente tecnológica. Parte do Grupo PalData, fundada em 1975 e com presença em Portugal, Angola e Moçambique, conta com equipas especializadas em áreas de segurança de informação, governance, risk & compliance.

O foco da empresa passa, sobretudo, e como explica a própria, pelo desenho e implementação de projetos “que visam proteger o negócio das organizações, gerir riscos e garantir o cumprimento dos quadros legais e regulatórios específicos de cada setor”.

A organização olha para si própria como “uma estrutura com elevada competência na área de segurança de informação, cibersegurança, RGPD e gestão de risco, mas que se distingue por não perder de vista os objetivos de gestão de cada organização”.

“Por vezes, o médico diagnostica-nos e trata-nos uma determinada queixa de forma isolada, sem ver o todo, sem tentar compreender as potenciais causas sistémicas e sem prever os impactos que o tratamento poderá ter no organismo como um todo. Nós somos o 'médico' que analisa o todo, diagnostica, trata e previne, tendo sempre em consideração o impacto global na operação e na faturação”, especifica a empresa.

Com o objetivo de contribuir para a solidez, eficácia e eficiência nos processos de gestão das organizações, a PalConsulting fez um caminho evolutivo para a área de segurança de informação com base em dois vetores: “perceção da forte necessidade de mercado face às crescentes ameaças e de muitos anos de experiência no setor tecnológico e organizacional do grupo”.

Exigências dos clientes e principais desafios

Na experiência da Palconsulting, o cliente atual exige cada vez mais projetos “que produzam valor concreto e mensurável”. Velocidade na resposta, inovação nas soluções, compreensão, cuidado com o negócio e simplicidade na implementação são apontadas como algumas das principais exigências dos clientes, num mercado que enfrenta atualmente grandes desafios ao nível da escassez de talento, do custo elevado dos profissionais e da rápida velocidade com que surgem as novas legislações. “Existe ainda no mercado uma perspetiva 'isto não é para mim porque sou pequeno' e 'é algo que acontece aos outros'. Duas assunções perigosas que podem custar muito às organizações”, considera a organização.

Para fazer face à tendência de escassez de talento que se verifica no mercado, a PalConsulting conta com uma equipa extensa, em “constante recrutamento”, oferecendo aos seus colaboradores condições competitivas, onde se inclui formação contínua e certificações específicas.

Trabalhar em prol da segurança

Numa era em que a cibersegurança assume cada vez mais um papel preponderante, a PalConsulting tem acompanhado e trabalhado de perto com os seus clientes, nomeadamente ao nível da partilha de experiência e conhecimento, “desenvolvendo metodologias de trabalho próprias e criando soluções à medida de cada organização/cliente”.

Desta forma, a empresa tem procurado sensibilizar os decisores para os perigos e ameaças existentes, assim como para os benefícios da aplicação das medidas adequadas e consequentes prejuízos no caso da ausência das mesmas.

A PalConsulting conta com um departamento de Investigação e Desenvolvimento, que se dedica à construção de abordagens metodológicas para setores específicos, e com uma Academia de Formação, lançada este ano, com foco nos temas de Segurança de Informação e Governance, Risk & Compliance.

Na perspetiva da organização, “é fundamental que as equipas de gestão encarem a segurança da informação como uma prioridade que salvaguarda os seus ativos, a sua operação e os seus resultados”.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.