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Harmonizar o trio da automação na cloud híbrida: pessoas, processos e plataformas

Não há dúvida de que a automação do IT provou o seu valor, com as tecnologias de automação a serem agora colocadas no tecido tecnológico das organizações preparadas para o futuro. É um componente essencial na condução da eficiência operacional para maximizar o potencial do negócio. As empresas que incorporam a automação de forma eficaz estão a preparar-se para se destacar e essa vantagem é vital, independentemente do setor

Por Tom Anderson, Vice President, Red Hat Ansible Automation, Red Hat . 06/04/2023

Harmonizar o trio da automação na cloud híbrida: pessoas, processos e plataformas

A evolução da tecnologia mostra um forte motivo para expandir os casos de uso de automação e a capacidade de usar essa automação em qualquer lugar como em ambientes de cloud; as empresas, por sua vez, estão a ser pressionadas a avaliar novas oportunidades para automatizar. Mas a automação está longe de ser uma solução rápida. Os líderes de negócios devem examinar criticamente quais são os processos e os fluxos de trabalho a automatizar com base no que terá o maior impacto nos negócios, bem como no que é mais adaptável a mudanças iminentes. Mesmo assim, a visão de automação deve ser holística e abrangente, com suporte adequado de diversos intervenientes e uma cultura organizacional colaborativa. Por fim, é realmente necessário o mecanismo certo para conseguir esse objetivo.

Identificar os candidatos certos para a automação

É fácil aproveitar os benefícios da automação: afinal, a automação em si é projetada pela simplicidade, otimização, velocidade e eficiência, e é provavelmente isso que está a tentar alcançar. Mas, realisticamente, não tem recursos infinitos para automatizar todas as partes do ecossistema de IT, nem uma compreensão universal de todos os obstáculos que a empresa enfrenta.

Reserve um tempo para, primeiro, categorizar e avaliar as potenciais tarefas para um plano de automação:

  • É adaptável à mudança?
  • Que pockets terão um maior impacto?
  • Alcança todos os domínios e objetivos de negócios?
  • Existe uma resolução conhecida?
  • Conheço as etapas para resolver o problema e em que sequência essas etapas devem ocorrer?

O estágio inicial de discernimento é o tempo para padrões críticos e específicos. Os processos que compõem a lista final devem atender a cada aspeto dos critérios definidos.

Mas só porque um processo faz um corte inicial, isso não significa que deva ficar por verificar ao longo do caminho. Os cenários mudam continuamente num cenário tecnológico dinâmico, portanto, é necessário reavaliar se os casos de uso selecionados estão a gerar os resultados esperados e se se adaptam adequadamente às situações de mudança.

Aumentar a cultura que suporta as iniciativas

Embora a avaliação e a identificação dos processos corretos sejam uma parte crítica de uma iniciativa de automação, a execução real exige um esforço consistente de muitas partes interessadas em muitos departamentos a trabalhar dentro de uma forte cultura organizacional de automação. Para determinar para onde precisa ir, deve primeiro avaliar as práticas atuais, atitudes e compreensão da automação em toda a organização. A partir dessa linha de base, determine o estado final desejado, estabelecendo uma visão partilhada, definindo metas mensuráveis e obtendo a adesão adequada de especialistas apaixonados. Essas transformações começam com os engenheiros que defendem uma melhor maneira e com os líderes que estão envolvidos no processo e frequentemente capacitam os seus colegas a adotar a automação.

É difícil mudar processos manuais que existem há muito tempo; é preciso construir alianças fortes entre várias equipes e alinhá-las com o funcionamento do negócio. Demonstrar o valor de conectar silos com o mesmo idioma, partilhar os mesmos subsistemas e coordenar recursos para atacar automaticamente, debilitando processos manuais. A automação permite que os profissionais de IT concentrem os seus conhecimentos em inovações de grande porte, criando estruturas repetíveis e eficazes através da colaboração. Para realizar todo este potencial, as equipas devem ser estendidas além dos limites de uma área funcional ou técnica e em todos os modelos operacionais de IT para atender às necessidades de negócios mais altas com uma cultura partilhada de automação.

O que procurar numa solução de automação de IT

Tal como encontrar casos de uso adaptáveis à mudança, é preciso encontrar a solução de automação certa que também possa suportar mudanças ambientais, situacionais e tecnológicas. Existem tantas opções para ferramentas individuais que são específicas para atos aleatórios de automação, mas não estamos a automatizar apenas porque sim.

No geral, precisa de uma solução holística projetada para atender a todas as necessidades atuais, com flexibilidade para lidar com preocupações futuras. As plataformas fornecem infraestrutura sobre a qual se podem construir coisas e, tal como uma plataforma de aplicações, uma plataforma de automação abstrai funcionalidades redundantes ou sem importância para tornar a própria automação mais simples e acessível. Procure uma solução de automação fácil de adotar, compatível com suas necessidades de portabilidade de workloads e que inclua ferramentas de gestão.

Além disso, selecione uma plataforma que venha de um parceiro que apoiará os seus objetivos, o vai atualizar, ajudar a orientá-lo em obstáculos e estará comprometido com o seu sucesso a longo prazo.

Mudar para um modelo de desenvolvimento aberto permite uma plataforma com maior estabilidade, mais inovação e uma postura de segurança mais forte. As comunidades de código aberto capacitam a inovação desenvolvendo software que ultrapassa os limites da capacidade técnica. A flexibilidade do código aberto permite desenvolvimento e implementação mais modulares, reduzindo a necessidade de roadmaps de longo prazo e melhor preparar as operações para ambientes em rápida mudança.

Para enfrentar os desafios de um mundo aberto de cloud híbrida com automação de TI, as organizações devem quebrar com sucesso os silos que existem com muita frequência entre equipas e tecnologia. Também devem contar com profissionais dedicados, as soluções mais eficazes e os processos certos. Esses planos devem estar enraizados na suposição de que todas as coisas vão mudar com o tempo, e deve começar com um plano que tenha adaptabilidade no seu núcleo. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Red Hat


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