Blue team

S.Labs

Nova infraestrutura de segurança integrada para a Ascendi

A Fortinet foi escolhida pela Ascendi para renovar a sua infraestrutura de segurança, através de um conjunto de soluções que oferecem segurança, visibilidade e controlo integrados de toda a sua infraestrutura

14/06/2021

Nova infraestrutura de segurança integrada para a Ascendi

Para a Ascendi, a gestão da infraestrutura rodoviária portuguesa requer uma medição e processamento cuidadosos de múltiplos fatores, tais como condições meteorológicas, velocidade e densidade de tráfego, peso do veículo e o estado da superfície da estrada.

Estes dados em tempo real são então integrados com dados históricos no seu sistema de gestão de manutenção sustIMS, a fim de permitir previsões de degradação das infraestruturas e informar o processo de tomada de decisão para a atribuição de investimento de recursos.

Em termos de rede, estes esforços requerem a interligação de mais de 50.000 dispositivos telemáticos, sendo os dados processados numa unidade de processamento central.

Além disso, a rede oferece um vasto leque de aplicações e serviços web, tanto ao público em geral através do seu portal web de self-service, como aos mais de 700 colaboradores da empresa, os quais trabalham em múltiplas localizações fixas e móveis, com um aumento dramático no número de funcionários a trabalhar a partir de casa.

Desafios de segurança

Para a equipa de IT da Ascendi, este conjunto único de requisitos apresentou uma série de desafios na área da segurança.

Tendo concluído que a firewall de perímetro existente já não era suficiente, a Ascendi começou a procurar uma solução mais ampla e abrangente, na qual a ligação em rede, a segurança e a privacidade dos dados seriam uma parte inerente a cada componente da infraestrutura, em vez de algo separado a ser aplicado de forma secundária.

A nova solução teria que cobrir todas as partes da infraestrutura, e com a qual todas as partes constituintes pudessem agir em uníssono de acordo com políticas de segurança definidas centralmente.

A Ascendi queria uma proteção integrada que abrangesse toda a sua infraestrutura hoje, enquanto se adaptava de forma inteligente às necessidades de amanhã.

“Comparámos muitas métricas, como taxa de transferência de dados, resiliência, amplitude de recursos e facilidade de gestão”, explica Adriano Carvalho, Head de IT da Ascendi, “mas a mais crítica delas era ter um único dashboard com visibilidade total e políticas de controlo centralizadas”.

Segurança, visibilidade e controlo centralizados

Após extensos testes de prova de conceito, a solução que finalmente provou atender melhor a todos esses requisitos veio da Fortinet. Ao explorar a plataforma de segurança Fortinet Security Fabric, a Ascendi pôde escolher entre uma ampla gama de soluções de segurança comprovadas para criar uma infraestrutura maior do que a soma das suas partes.

Com processadores de segurança desenvolvidos especificamente e a sua capacidade de identificar milhares de aplicações no fluxo de dados para inspeção e proteção profunda com implementação de política granular, os firewalls de próxima geração FortiGate (NGFWs) foram implementados para interconectar as várias partes da rede e segmentar o tráfego aliado de acordo com a aplicação, utilizador ou dispositivo com o objetivo de tornar a infraestrutura mais segura.

Adicionalmente a Ascendi implementou a solução de proteção de endpoint FortiClient com autenticação multifator fornecida pelo Forti- Token para garantir que apenas utilizadores confiáveis possam aceder à rede.

Devido ao papel crítico do portal público da web da Ascendi, e de aplicações como GIS, Exchange e Q-Free, por exemplo, a Ascendi implementou a solução de firewall de aplicações da Web Fortinet, Forti- Web, bem como o controlador de entrega de aplicações, FortiADC, para garantir o melhor desempenho e proteção contra ataques conhecidos e desconhecidos.

Para proteger ainda mais a Ascendi dos tipos de ataques direcionados e baseados em volume que se propagam por e-mail, e para ajudar a prevenir a perda de dados confidenciais, mantendo a conformidade com os regulamentos, a solução FortiMail também foi implementada.

“A abordagem da Fortinet foi a mais adequada para nós, não apenas devido à sua forte proteção em todas as bases – firewall, switches, proteção de e-mail, proteção da web, etc.”, acrescenta Adriano Carvalho, “mas pela forma como toda a proteção vem com o Fortinet Security Fabric.”

Com cada produto conectado por meio da sua integração com os firewalls FortiGate e o seu sistema operacional FortiOS, o Fortinet Security Fabric traz uma configuração e gestão de políticas consistente, assim como comunicação em tempo real sem esforço em toda a infraestrutura de segurança para criar soluções de segurança eficazes e contextuais.

O FortiManager e o FortiAnalyzer fornecem a janela centralizada e a interface por meio da qual a Ascendi pode agora monitorizar, analisar e controlar os seus fluxos de dados críticos. Com recursos avançados de automação e resposta e deteção e correlação proativa de ameaças, o Fortinet Security Fabric diminui o tempo necessário para detetar e mitigar ameaças e reduz os riscos de segurança que poderiam surgir de erros de configuração ou compilação manual de dados.

A inteligência de ameaças externas é fornecida pelo FortiGuard Labs, que coleta e processa os dados de milhões de sensores anónimos e mais de 200 parceiros globais em todo o mundo, utilizando Inteligência Artificial e machine learning para identificar recursos exclusivos para ameaças conhecidas e desconhecidas.

Para maximizar a proteção geral e o valor da sua solução, a Ascendi também fez uso da experiência e conhecimento técnico da equipa de Serviços Profissionais da Fortinet para garantir uma transição suave e rápida para a nova arquitetura e que cada parte da infraestrutura estava configurada de forma correta e adequada.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Fortinet


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.