Blue team

S-Labs

Porque é que o seu negócio necessita de resiliência de dados num mundo inseguro

Os dados são o sangue de qualquer negócio nos dias de hoje. Não é um exagero dizer que neste momento são o ativo mais valioso na Terra. No nosso mundo digital, a quantidade e qualidade dos dados são cada vez maiores e também o é a nossa dependência deles.

06/06/2022

Porque é que o seu negócio necessita de resiliência de dados num mundo inseguro
 

Daí que a resiliência dos dados seja tão crítica. Se perdermos o acesso a eles devido a um ciberataque ou a um desastre natural, o nosso negócio simplesmente para. Contudo, uma organização resiliente tem os processos de backup e recuperação bem estruturados, permitindo rapidamente restaurar os dados em caso de alguma perda imprevista.

A resiliência de dados não é uma solução específica. É um conjunto de tecnologias e estratégias que converge para manter os dados disponíveis e acessíveis, enqu.anto minimizam disrupções ou tempos de paragem que podem conduzir a perdas (tangíveis e intangíveis) para o seu negócio.

Algumas destas tecnologias de resiliência de dados incluem armazenamento em cluster, replicação de dados, backup e recuperação de desastre, que irão minimizar o estrago causado por ciberameaças, como ransomware, e outros desastres como eventos climáticos extremos. 

Estudos demonstram que empresas que sofrem ataques de ransomeware ou outros eventos de perda de dados têm dificuldade em recuperar a confiança dos clientes

A capacidade de regularmente testar a resiliência dos dados é crucial porque nos permite resolver problemas antes deles acontecerem. Lamentavelmente muitas organizações não testam os seus planos; e muitas nem sequer têm esses planos! Planear é 90% do sucesso.

Qualquer estratégia sólida de resiliência de dados inclui Objetivos de Ponto de Recuperação (RPO) e Objetivos de Tempo de Recuperação (RTO) e formas de os atingir. RPO é a métrica crítica que estabelece a quantidade de dados que estamos dispostos a sacrificar em caso de desastre. O seu RPO tem um papel vital na determinação da frequência dos seus backups e na infraestrutura que necessita para suportar esse plano. O RPO está menos relacionado com a real execução do plano e mais com a definição da sua estrutura.

Por contraste o RTO é uma métrica que se utiliza para analisar como é que o tempo de paragem impacta a sua organização. Assim que definir o seu RTO, estará melhor preparado para tomar decisões sensatas acerca do seu plano de resiliência de dados. Por exemplo, suponhamos que determinou que o seu negócio apenas tolera uma ou duas horas de paragem. Nesse caso, deverá investir numa solução de recuperação de desastre que lhe permita recuperar a infraestrutura nesse período de tempo.

No que respeita à resiliência dos dados, ter um plano sólido e fiável pode representar a diferença entre ter um negócio de sucesso – ou simplesmente perder o seu negócio.

Não é um exagero, estudos recentes demonstram que as empresas que sofrem ataques de ransomware ou outros eventos de perda de dados têm dificuldade em recuperar a confiança dos clientes. Uma sondagem revelou que 88% dos clientes não utilizariam os serviços ou comprariam produtos de uma empresa na qual não confiassem, enquanto 39% disseram que perderam a confiança numa empresa fruto de uma perda de dados ou utilização indevida dos mesmos. Isto pode ter efeitos duradouros e devastadores na sobrevivência de uma empresa. A perda de dados já forçou alguns negócios a simplesmente encerrarem portas.

Os dados são o novo ouro. Quando as empresas perdem acesso aos seus dados, perdem a capacidade de avançarem. A resiliência de dados, contudo, confere a cada organização a capacidade de rapidamente recuperar de um evento destrutivo de dados e florescer na economia digital.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.