Blue team

Branded Content

Rumo à segurança de IoT

O ano de 2020 foi profundamente marcado pela situação pandémica e pelo seu consequente impacto na continuidade dos negócios, e nos ambientes de segurança das organizações. Este cenário, combinado com diversos avanços tecnológicos sugere algumas tendências de segurança, que esperamos ver refletidas nos próximos 24 meses

Por David Santos, BDM de Cybersecurity, Cilnet a Logicalis Company . 16/03/2021

Rumo à segurança de IoT

À medida que as organizações abraçam o IoT por questões de eficiência e evolução dos próprios negócios, é crucial que haja uma consideração abrangente de todas as implicações de segurança.

É por isso expectável que a relação da Segurança com o IoT seja cada vez mais indissociável e que estas três trends que apresentamos de seguida, venham para ficar:

# 1: Proteção da tecnologia operacional (OT)

O nível de risco cibernético em ambientes industriais vai continuar a crescer, fazendo com que os diferentes departamentos e responsáveis tomem medidas mais avançadas, de modo a proteger a rede operacional (OT). Será necessário ter uma postura mais ousada para as novas ameaças, pois será imperativa a validação da existência de backdoors, ou outro tipo de vulnerabilidades. O fornecimento de acessos remotos para a atualização de sistemas, máquinas e dispositivos ou outras operações, deverão ser considerados numa nova estratégia. O sucesso das boas práticas e melhoria da proteção das redes operacionais só vai funcionar em harmonia com a rede IT.

Qual será o resultado esperado?

As empresas vão necessitar de soluções que por um lado aumentem a proteção, e por outro reduzam o risco associado, tendo ao mesmo tempo de responder às necessidades das redes IT e OT onde a visibilidade terá um papel preponderante.

# 2: Operações remotas

Com o aumento da necessidade de resiliência operacional, torna-se imperativa a implementação de operações remotas e autónomas. As mudanças que surgiram em 2020 estão a levar as organizações a utilizarem cada vez mais tecnologias IoT com vista à resiliência operacional. Afinal, os elementos que compõem o IoT ajudam a manter uma empresa em funcionamento quando as pessoas não estão presentes, ao mesmo tempo que ajudam a melhorar a segurança e a eficiência, evitando visitas desnecessárias aos diferentes locais e reduzindo a movimentação dos colaboradores às instalações.

Veremos de 2021 em diante mais implementações destinadas a operações remotas sofisticadas, que vão incluir controlos operacionais autónomos para partes de um processo operacional. Todos os novos use cases vão carecer de dados instantâneos e de forma massiva, exigindo uma rede que possa não só suportar essa quantidade de dados, mas ainda entregar a velocidade necessária para análise.

A classe de rede industrial deverá: fornecer maior largura de banda; latências próximas a zero; suportar computação avançada; dotar- se de segurança e escala para se adaptar rapidamente (garantindo a operacionalidade do negócio).

# 3: Gestão tecnológica de acesso múltiplo

As organizações vão operar tecnologias de acesso múltiplo para obter agilidade e flexibilidade operacional. Embora a Ethernet sempre tenha sido a base para a conectividade em espaços IoT industriais, essa conectividade está a ser expandida rapidamente para o wireless. A tecnologia sem fios fornece versatilidade para atualizar, implementar e reconfigurar a rede com menos tempo de inatividade. As tecnologias wireless mais recentes, como o Wi-Fi 6 e LoRaWAN, também potenciam use cases que não eram possíveis no passado (ou possíveis apenas com conectividade com fio). Conforme as organizações expandem as suas implementações de IoT, a necessidade de gerir várias tecnologias de acesso vai aumentar.

A confiança no IoT, através da segurança

A confiança é absolutamente essencial, não apenas para que os processos de transformação digital possam ter êxito e ser otimizados, mas também para retirar o máximo partido das tecnologias de IoT.

A Cilnet a Logicalis Company disponibiliza soluções que ajudam as organizações a melhorar a conectividade, a obter melhores insights e a potenciar os seus serviços, de forma segura.

Para mais informações e para saber como podemos ajudar a sua organização, fale com o nosso especialista: david.santos@cilnet.pt

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Cilnet a Logicalis Company


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.