Blue team

S.Labs

Segurança e comunicações na área da saúde

A modernização tecnológica das unidades de saúde é um grande desafio, tendo em conta o atrito causado não só pela complexidade operacional deste tipo de organizações, mas também pelos desafios associados à integração tecnológica

Por Tiago Carvalho, Sales Executive, CSO . 04/04/2022

Segurança e comunicações na área da saúde

As ameaças de Segurança atuais juntamente com o grau de exigência que envolve operação e gestão deste tipo de infraestruturas de rede e segurança são por si só também elas um desafio.

É com satisfação que a CSO concretiza em conjunto com os seus parceiros Multipla e Virtualand em Angola mais um projeto de Redes IP e Segurança, desta vez àrea da Saúde, mais concretamente no novo Hospital Sanatório de Luanda.

A importância da construção deste novo Hospital para o povo Angolano, que conta com a requalificação de uma àrea antiga e a construção de novos edíficios, ditou a necessidade de um alto grau de capacidade de execução por parte das equipas envolvidas.

Os requisitos tecnológicos deste projeto enquadram-se na utilização de tecnologia com provas dadas, através da utilização de uma solução segura desde o ponto de acesso à rede, passando pelo utilizador até à proteção de serviços e aplicações, mas também com requisitos de disponibilidade e performance exigentes e impostos de forma bem vincada.

O bom funcionamento da rede e sistemas num empreendimento deste tipo são literalmente vitais e com o passar do tempo vão assumindo uma importância cada vez maior.

A execução deste projeto chave na mão, desde a arquitetura, execução do projeto e à passagem a produção, correram de forma fluída e planeada, contribuindo uma vez mais para o prestígio das equipas envolvidas.

Os desafios inerentes à execução deste tipo de projetos juntamente com a divisão de tarefas por equipas dispersas geográficamente, foram ultrapassados pela excelente articulação desta grande equipa multifuncional, que provou ser de grande qualidade, excedendo todas as expetativas.

A vasta experiência da CSO e dos seus parceiros Multipla e Virtualand ligada à engenharia e execução deste tipo de projetos, na àrea da saúde e outras, naquilo que tem sido a atualização tecnológica das infraestruturas, fazendo face aos requisitos mais exigentes e atuais, no que diz respeito à resiliência, performance e segurança das comunicações, foi sem dúvida determinante para o sucesso deste empreendimento.

Ao nível tecnológico, questões como a alta disponibilidade dos serviços IT, a rápida convergência da rede, os controles de segurança impostos a vários níveis, a automação, a simplificação da gestão de segurança e infraestrutura, a visibilidade e a utilização de arquiteturas seguras by design começam a substituir arquiteturas mais dispersas, monolíticas, complexas e não integradas.

A utilização de uma rede segura, com controle de acessos, segmentada e que imponha proteção a todos os segmentos de rede, utilizando mecanismos de rápida convergência através de tecnologias como o SD-WAN e redundância da rede por MC-LAG, são o caminho a seguir, desde que a integração da gestão, a simplificação da operação, a visibilidade sobre as ameaças de segurança e a capacidade de as mitigar, por exemplo recorrendo à automação, sejam utilizadas.

A tecnologia é uma ferramenta que se não for implementada e gerida recorrendo à utilização das melhores práticas pode ser disfuncional, a especialização tecnológica necessária para o fazer é sem dúvida a nossa grande estratégia, que tem sido digna de grande reconhecimento pelos nossos parceiros e clientes.

A tecnologia escolhida para este projeto é da Fortinet. A utilização de tecnologia Fortinet neste projeto e neste tipo de soluções foi um fator de sucesso, e por isso a CSO tem ao longo do tempo reforçado também esta parceria, assumindo-se como um parceiro com alto nível de especialização e certificação neste fabricante.

Para mais informações sobre como podemos contribuir para a melhoria de infraestruturas de rede e segurança envie email para info@cso.pt

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela CSO

CSO

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.