iTech

Altice Portugal terá sofrido ciberataque

A Altice Portugal, dona da Meo, terá sofrido um ciberataque esta quinta-feira, mas os serviços “não foram muito afetados”, segundo a operadora

16/04/2020

Altice Portugal terá sofrido ciberataque

Durante esta quinta-feira, dia 16 de abril, a Altice Portugal, dona da Meo, terá sofrido um ataque cibernético. A Cyberteam, que terá estado por detrás do ataque à EDP, reivindicou o ataque. 

Segundo a própria Cyberteam, “foram apenas necessários dois bots” para “alimentar o dispositivo botnet e derrubar os serviços Altice/Meo”. Ao jornal Público, a Altice afirmou que “felizmente os serviços não foram muito afetados” e que as consequências do ciberataque “foram praticamente nulas”. 

A Cyberteam afirma ter acedido a bases de dados de clientes de várias marcas do grupo, como Meo, Sapo e PT Contact, e que os banco de dados comprometidos “não tem uma mínima encriptação dos seus dados, nem mesmo nos mais sensíveis”. 

A Altice Portugal indicou, segundo o jornal Público, que “já está a comunicar às entidade competentes” o sucedido. 

O CyberTeam é um grupo composto por hackers brasileiros, franceses e holandeses, mas que inclui também elementos portugueses. São estes elementos que reagiram no Twitter ao comunicado da Altice:

O post foi colocado durante a tárde de quinta-feira, minutos depois do comunicado da Altice.

Sobre o real impacto deste ataque, terão sido efetuadas 9.884 acessos aos sistemas.  No entanto, não é possivel com certeza, uma vez que as alegadas provas colocadas no domínio kiwisdeportugal.com não estão acessíveis porque o servidor foi desligado.

Esta rede internacional, que inclui um hacker português já conhecido das autoridades, ameaça fazer um ataque de larga escala às empresas nacionais no próximo dia 25 de abril.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.