iTech

Apple retira funcionalidade de encriptação end-to-end no Reino Unido

A Apple anunciou que não vai disponibilizar encriptação end-to-end no iCloud no Reino Unido após um pedido de acesso a dados de clientes

27/02/2025

Apple retira funcionalidade de encriptação end-to-end no Reino Unido

Depois do governo do Reino Unido ter pedido um acesso de backdoor a dados encriptados de clientes da Apple, a tecnológica indicou que não vai disponibilizar encriptação end-to-end no iCloud no país.

Deste modo, a funcionalidade opcional Advanced Data Protection – introduzida em dezembro de 2022 – já não está disponível para novos utilizadores no Reino Unido. A decisão segue-se após uma ordem secreta do governo britânico a obrigar a Apple a criar um backdoor que forneça acesso a dados não-encriptados de qualquer utilizador Apple em todo o mundo.

Na sua página de pedidos de informação de governos, a Apple afirma que “nunca criou um backdoor ou uma master key” para os seus produtos ou serviços, “nunca permitiu acesso diretor a qualquer governo a servidores da Apple” e “nunca vai fornecer”.

Os novos utilizadores no Reino Unido não podem, assim, utilizar a funcionalidade. A Apple afirma que não pode desativar a funcionalidade para os seus utilizadores, mas eventualmente vai pedir que a desativem nas próximas semanas.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.