iTech

Empresas têm dúvidas sobre se colaboradores conseguem prevenir e detetar um ciberataque

Dados indicam que mais de um terço das empresas tem dúvidas sobre se os seus colaboradores conseguem prevenir e detetar um ciberataque e que 38% das empresas reconhece que foram vítimas de phishing no último ano

29/03/2021

Empresas têm dúvidas sobre se colaboradores conseguem prevenir e detetar um ciberataque

Cerca de um ano depois do primeiro confinamento em Portugal, o teletrabalho passou a ser uma realidade para muitas empresas e colaboradores. Com o aumento do teletrabalho, registou-se também um aumento dos ciberataques no último ano e, de acordo com a S21sec, 36% das empresas não têm a certeza se os seus colaboradores são capazes de prevenir e detetar um ciberataque.

O contexto atual trouxe riscos adicionais relacionados com os mecanismos de acesso remoto para teletrabalho, a proteção de informação nos sistemas e redes utilizados pelos colaboradores fora dos escritórios e a vulnerabilidade a ataques de negação de serviço. Em Portugal, a S21sec regista que os principais ciberataques são realizados com recurso ao phishing e à partilha e distribuição de malware, com técnicas cada vez mais aprimoradas pelos atacantes.

A S21sec conclui ainda que 38% das empresas reconhece que foram vítimas deste tipo de ataques no último ano. Quando efetuados com sucesso, o impacto de um ciberataque traz consequências graves não só para o negócio de qualquer organização, mas também para a reputação da marca.

Os novos modelos de trabalho obrigam a que estruturas de sistemas, aplicações e redes estejam preparadas para o acesso remoto e para uma nova força de trabalho dispersa pelos vários locais onde se encontram. É importante existir uma proteção eficaz dos endpoints que usamos diariamente, como os computadores portáteis por exemplo, mas também alertar os colaboradores para os riscos que existem atualmente e como devem proceder para os minimizar”, explica José Luís Silva, Head of Integration da S21sec.

Para além de alertar para os perigos que o teletrabalho em massa acarretou numa fase inicial, é também importante que as pessoas estejam sempre alerta. Uma desatenção ou descuido ao aceder a determinados sites ou clicar em determinados links, pode abrir a porta a um ciberataque que depois irá naturalmente ter diversas consequências, seja em termos pessoais ou, sobretudo, para a empresa à qual o trabalhador está associado”, conclui José Luís Silva.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.