iTech

IBM lança serviço para gestão e mitigação de risco na cloud

O novo serviço na cloud para a gestão de ambientes híbridos e multicloud pretende ajudar as empresas a mitigar o risco dos dados críticos perante ciberataques e ameaças internas

22/03/2022

IBM lança serviço para gestão e mitigação de risco na cloud

A IBM acaba de lançar um serviço na cloud para a gestão de ambientes híbridos e multicloud, com o objetivo de ajudar as empresas a mitigar o risco associado a dados críticos perante ciberataques e ameaças internas. Em comunicado, a organização explica que o novo serviço – Unified Key Orchestrator – “capacita as empresas a tirar partido das capacidades de segurança na cloud da IBM – independentemente do local onde residem os dados – incluindo noutras cloud e on-premises".

A cloud híbrida e multicloud são ambientes cada vez mais complexos e mais expostos a ameaças. Segundo a IBM, “reduzir a complexidade não é uma tarefa fácil. Quanto mais cloud as empresas utilizam, mais competências diversas precisam as suas equipas de IT para proteger e gerir as chaves que protegem os dados críticos da empresa”.

Hillery Hunter, General Manager em Industry Clouds & Solutions e CTO da IBM Cloud, afirma que “proteger dados críticos em várias plataformas pode ser incrivelmente complexo – mas basta um elo fraco para colocar toda a estratégia de segurança de uma empresa em risco. É por isso que estamos a dar aos clientes um único ponto de controlo – permitindo-lhes saber quem tem acesso aos seus dados críticos em todos os momentos – mesmo noutras cloud".

Mais, acrescenta que “a confiança e o poder de escolha sempre estiveram no centro do nosso trabalho com os clientes. Agora, à medida que as empresas se modernizam, estamos a facilitar-lhes a gestão das chaves de encriptação e a proteção dos dados em qualquer ambiente que escolham".

Um estudo global recente conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em cooperação com a Oxford Economics, revela que para 80% dos inquiridos do C-Suite ter ferramentas de governação e conformidade espalhadas por várias cloud é importante ou extremamente importante. 

"A IBM escolheu uma abordagem única para as arquiteturas de segurança zero trust, focando-se em abordar casos reais de uso orientados para o cliente, em vez de simplesmente oferecer mais um produto. Assim, o novo serviço demonstra o compromisso da IBM em resolver um problema crítico, dificultado cada vez mais pelas iniciativas de transformação digital aceleradas pela COVID-19, protegendo dados críticos. Ao tornar possível gerir de forma segura as chaves de encriptação com um único ponto de controlo – incluindo noutras cloud públicas – a IBM está a provar que se preocupa com os clientes e o que realmente os mantém acordados à noite, e não onde os seus dados são armazenados”, esclarece Frank Dickson, VP de Security & Trust na IDC.

O Unified Key Orchestrator também alivia o fardo da gestão que é agravado pela escassez de talento em segurança, possibilitando que as empresas demonstrem o cumprimento em várias plataformas de nuvem – o que pode ser incrivelmente complexo – de forma mais rápida e fácil", completa.

Através do Unified Key Orchestrator, disponível na IBM Cloud, “as organizações mantêm total visibilidade e controlo sobre quem tem acesso aos seus dados críticos, enquanto executam cargas de trabalho em ambientes de cloud híbrida e no local onde precisam de garantir a soberania dos dados. Ao mesmo tempo, as empresas já não precisam de contar com especialistas em segurança com conhecimento especializado de cada cloud de forma individual e podem gastar mais tempo e recursos impulsionando a inovação para os seus clientes”, conclui a IBM em comunicado


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.