News

Ataques de IA superam ameaças de endpoint como principal preocupação entre MSP

Os ataques baseados em inteligência artificial já afetaram 67% dos MSP, destacando o crescimento desta nova ameaça

08/01/2025

Ataques de IA superam ameaças de endpoint como principal preocupação entre MSP

Os ciberataques baseados em inteligência artificial (IA) estão a tornar-se mais prevalentes do que as ameaças contra sistemas de endpoint, de acordo com um estudo conduzido pela Kaseya, especialista em gestão de IT. A pesquisa revela que 67% dos fornecedores de serviços geridos (MSP) sofreram ataques de IA no último ano, destacando o crescimento desta ameaça.

No relatório, a Kaseya sublinha que “a inteligência artificial é um facilitador e uma ameaça no cenário moderno de IT”, refletindo a preocupação crescente dos MSP com os ataques suportados por esta tecnologia. As descobertas convergem com as da CyberRisk Alliance, que identificou a IA como uma das maiores ameaças à segurança no futuro, mas reconheceu também o seu potencial para automatizar tarefas e libertar os profissionais para lidar com problemas mais críticos.

Apesar do aumento dos ataques de IA, os MSP enfrentam desafios ao oferecer serviços de cibersegurança. O relatório destaca a “apatia dos clientes” em relação aos riscos, com quase metade dos MSP a apontarem a falta de interesse por parte das organizações.

Ainda assim, muitas empresas planeiam reforçar as suas ofertas de segurança, incluindo auditorias, testes de vulnerabilidades e formação em segurança, serviços que são essenciais não só para melhorar a proteção, mas também para cumprir os requisitos de cibersegurança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.