News

Casa Branca quer dar prioridade à investigação contra a Kaspersky

A administração dos Estados Unidos pressionou o Departamento de Comércio para dar prioridade à investigação do impacto da Kaspersky Lab à segurança nacional do país

15/05/2022

Casa Branca quer dar prioridade à investigação contra a Kaspersky

A administração presidencial dos EUA terá elevado a prioridade de uma investigação de segurança nacional na Kaspersky Lab no início deste ano, numa altura em que aumentam os receios de ciberataques devido ao conflito na Ucrânia.

O caso que envolve a Kaspersky foi encaminhado para o Departamento de Comércio no ano passado, mas o departamento fez pouco progresso até que a Casa Branca e outros funcionários do governo pediram, em março, que o processo avançasse, logo após a Rússia iniciar a sua invasão na Ucrânia, informa a Reuters.

A investigação envolve preocupações de longa data nos EUA e em outros países de que o lugar privilegiado ocupado por software antivírus, como o da Kaspersky, nos sistemas possa ser explorado por países hostis para realizar ciberataques, como roubar palavras-passe ou outras informações críticas.

Neste caso, as autoridades estão particularmente preocupadas com a possibilidade de ataques a empresas contratadas pelo governo e operadores de infraestrutura crítica dos EUA, explica a agência noticiosa.

O software da Kaspersky já está banido para utilização no governo federal dos EUA e outras medidas podem forçar a empresa a fazer alterações motivadas pela segurança nas suas práticas ou banir o software por completo nos EUA.

A fabricante de antivírus negou repetidamente qualquer irregularidade ou parceria secreta com os serviços de segurança russos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.