Blue team

Kaspersky lança solução para dispositivos interligados

A Kaspersky Smart Home Security surge para ajudar os operadores de telecomunicações em resposta à crescente procura de serviços de proteção de dispositivos domésticos inteligentes

14/10/2021

Kaspersky lança solução para dispositivos interligados

Temos vindo a assistir à alteração da tendência de dispositivos inteligentes separados para um ecossistema conectado, que consiste em vários aparelhos ligados em rede. Em particular, o mercado de dispositivos Internet of Things (IoT) registou recentemente uma acentuada evolução. "A popularidade dos dispositivos domésticos inteligentes tem crescido a cada ano que passa. Naturalmente, e em paralelo, o número de ciberataques direcionados a dispositivos interligados também está a aumentar”, conta Oleg Nevstruev, Head of Customized & Technology Products Management da Kaspersky.

A tendência realça a necessidade de proteção do ecossistema contra as mais variadas ameaças. Nesse sentido, a Kaspersky acaba de anunciar o lançamento de uma nova solução – o Kaspersky Smart Home Security – que pretende ajudar os operadores de telecomunicações a dar resposta ao aumento da procura dos consumidores por serviços de proteção de dispositivos domésticos inteligentes.

"Considerando que as casas inteligentes não são uma tendência temporária, mas sim o nosso futuro, é óbvio que esta categoria de dispositivos requer uma solução completa que proporcione uma proteção abrangente contra inúmeras ameaças. Acreditamos que o Kaspersky Smart Home Security vai ajudar os operadores de telecomunicações a responder à procura crescente dos utilizadores para proteger os dispositivos da sua casa inteligente", partilha Nevstruev.

A empresa conta em comunicado enviado à redação que a solução fornece uma proteção abrangente contra uma vasta gama de possíveis ameaças, como avarias, ataques maliciosos e vigilância oculta. O produto é instalado num router por um operador de telecomunicações e o utilizador precisa apenas de descarregar uma aplicação no smartphone, de forma a controlar e monitorizar a segurança do dispositivo.

A nova solução combina vários aspetos-chave de cibersegurança, incluindo a proteção contra malware, vigilância oculta, controlo da Internet, entre outros. Especificamente, o set de controlo de intrusão inclui scanner de ficheiros AV, bloqueio de ataques de força bruta, verificação de URL suspeitos e monitorização de portas e protocolos da Internet.

O kit de verificação de segurança permite aos clientes controlar o nível de segurança do sistema e dos dispositivos. A solução notifica o utilizador se as palavras-passe dos dispositivos forem demasiado fracas, ajudando igualmente a escolher uma opção nova e segura. Além disso, o set inclui a verificação dos protocolos da Internet e respetivas portas vulneráveis. 

"O novo produto irá proteger os utilizadores e detalhar os atuais níveis de proteção do ecossistema IoT doméstico. O operador necessita também de utilizar os dispositivos CPE já implantados nos modos dos consumidores, tendo sido consideradas este tipo de exigências durante o desenvolvimento da solução", comenta Alexey Gromyko, Head of Global xSP Projects. Adicionalmente, o Kaspersky Smart Home Security permite aos pais definir restrições de utilização da Internet para os filhos, como, por exemplo, a utilização da Internet durante a noite ou outros momentos indesejáveis, ou ainda para evitar visitas a sites considerados inapropriados.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.