News

Developer do Ragnar Locker detido em ação conjunta de 11 países

Europol e autoridades de 11 países conduziram uma ação que conduziu à detenção de um developer suspeito de trabalhar com o grupo de ransomware Ragnar

23/10/2023

Developer do Ragnar Locker detido em ação conjunta de 11 países

Na última semana, as autoridades policiais e judiciais de onze países desferiram “um grande golpe” numa das operações de ransomware mais perigosas dos últimos anos, diz a Europol em comunicado. Esta ação, coordenada a nível internacional pela Europol e pela Eurojust, teve como alvo o grupo de ransomware Ragnar Locker. O grupo foi responsável por vários ataques de alto impacto contra infraestruturas críticas em todo o mundo.

Numa ação realizada entre 16 e 20 de outubro, foram realizadas buscas na Chéquia, em Espanha e na Letónia. O “alvo principal” desta variante de ransomware foi preso em Paris, França, no dia 16 de outubro, e a sua casa na Chéquia foi revistada. Cinco suspeitos foram interrogados em Espanha e na Letónia nos dias seguintes. No final da semana de ação, o principal autor, suspeito de ser um promotor do grupo Ragnar, foi apresentado aos juízes de instrução do Tribunal Judicial de Paris.

A infraestrutura do ransomware também foi apreendida na Holanda, Alemanha e Suécia e o site onde eram partilhados dados no Tor foi retirado do ar na Suécia.

Esta ação internacional surge na sequência de uma investigação complexa liderada pela Gendarmarie Nacional Francesa, em conjunto com autoridades responsáveis pela aplicação da lei da Chéquia, Alemanha, Itália, Japão, Letónia, Países Baixos, Espanha, Suécia, Ucrânia e Estados Unidos da América.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.