News

ENISA promove Mês Europeu de Cibersegurança pelo décimo ano consecutivo

O mês de outubro terá atividades e campanhas de sensibilização focadas no phishing e ransomware

02/10/2022

ENISA promove Mês Europeu de Cibersegurança pelo décimo ano consecutivo

A Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA, na sigla em inglês) começou a promover o Mês Europeu de Cibersegurança (ECSM), um outubro de atividades e campanhas de sensibilização. A iniciativa foi lançada pela Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Promoção do nosso Estilo de Vida Europeu, Margaritis Schinas. 

Naquele que é o décimo aniversário da iniciativa, os temas promovidos concentrar-se-ão no phishing e no ransomware, com uma série de atividades que ocorrem em toda a União Europeia (UE), ao longo do mês de outubro. Entre elas estão Conferências, workshops, sessões de formação, webinars e questionários, momentos estes organizados pela ENISA e pelos Estados-Membros. Estas atividades estão disponíveis para os interessados que pretendam participar, através do site do Mês Europeu da Cibersegurança. 

A fim de promover melhor os materiais de campanha dos Estados-membros e apresentar as atividades das partes interessadas, a ENISA adicionou os Prémios ECSM à campanha pela primeira vez este ano. É de recordar que o objetivo da campanha do ECSM passa por fortalecer a resiliência dos sistemas e serviços da UE, permitindo com que os cidadãos atuem como “firewalls humanos eficazes” e, assim, deem um passo em frente na direção de uma sociedade mais cibersegura. 

Em particular, a edição de 2022 do ECSM visa atingir profissionais com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos de todos os setores da economia, com especial enfoque nas PME’s. Destina-se também a toda a comunidade empresarial europeia e a pessoas individuais cujo trabalho depende de tecnologias e ferramentas digitais. 

O Mês Europeu da Cibersegurança foi lançado pela primeira vez em 2012, sendo que, atualmente, é considerado parte integrante das ações destinadas a implementar as disposições da Lei de Cibersegurança da UE sobre sensibilização e educação.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.