00dias
00horas
00min.
00seg.

News

Governo alemão nega interferência bem-sucedida nas eleições

O governo alemão nega as afirmações do comité de inteligência que diz que as últimas eleições federais foram “manipuladas com sucesso” por atores estrangeiros

05/03/2025

Governo alemão nega interferência bem-sucedida nas eleições

O governo alemão negou as afirmações proferidas pelo chefe do comité de inteligência do país que deu conta de que as eleições federais alemãs – que decorreram no dia 23 de fevereiro – foram “manipuladas com sucesso” por um ator estrangeiro.

Konstantin von Notz, membro do Partido Verde, disse, numa entrevista, que os alemães “têm de reconhecer que as nossas eleições já estão a ser manipuladas – e manipuladas com sucesso”. Numas eleições que viu o crescimento de partidos de extrema-direita e extrema-esquerda, von Notz referiu que “os partidos extremistas estão a tornar-se mais fortes em todas as democracias do ocidente. Claro que isso tem alguma coisa a ver com esta influência”.

Em resposta, um porta-voz do ministério alemão do interior e assuntos nacionais afirmou que “não houve interferência no processo eleitoral durante as eleições federais. Graças ao procedimento baseado em papel, não há dúvidas sobre a integridade da eleição”.

No entanto, diz a mesma fonte, “com o aproximar da eleição federal, existiram numerosas tentativas de influência estrangeira no espaço de informação. O principal objetivo era minar a confiança no processo eleitoral democrático e influenciar o comportamento de voto dos eleitores qualificados. A Rússia realizou várias operações de influência secreta e campanhas no espaço da informação para influenciar a eleição a seu favor utilizando meios clandestinos”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.