News

Media Partner

SIRESP Bootcamp aborda cibersegurança em redes de comunicações missão-crítica

A segunda edição do SIRESP Bootcamp tem lugar na Madeira entre 27 a 31 de março 2023 e procura desenvolver competências e discutir conceitos

23/03/2023

SIRESP Bootcamp aborda cibersegurança em redes de comunicações missão-crítica

O Funchal, na Madeira, vai receber, entre 27 a 31 de março, a segunda edição do SIRESP Bootcamp. O principal objetivo é o desenvolvimento de competências, a discussão de conceitos e temas de interesse para a comunidade SIRESP, tendo em vista quer a sua demonstração e aplicação prática como a sua validação operacional.

O SIRESP Bootcamp surge na sequência do SIRESP TechDays, permitindo estabelecer, ao nível regional, uma ligação com a indústria, o meio académico e a envolvente social.

As aprendizagens e experiências, garantidas no Bootcamp SIRESP, são especialmente relevantes para todas as Forças de Segurança, Forças Armadas e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como para todas as autoridades a nível nacional, regional e local. Outros membros da comunidade de utilizadores SIRESP encontrarão também neste evento uma oportunidade de qualificação, partilha de experiências e treino.

Esta segunda edição do SIRESP Bootcamp vai permitir testar configurações e funcionar como fase piloto da migração dos serviços na fase de transição entre os atuais e os novos fornecedores da rede SIRESP.

Na base desta mudança está o concurso público internacional para a prestação de serviços de operação e manutenção do SIRESP, lançado em 2022 e cujos 7 contratos daí resultantes – em que se pouparam cerca de 11 milhões de euros face ao valor inicial – já receberam o visto do Tribunal de Contas.

Outra das novidades do SIRESP Bootcamp na Região Autónoma da Madeira é a da “Cibersegurança em Redes de Comunicações Missão-Crítica”, um dos temas do seminário a realizar após a fase da formação e que inclui matérias como:

  • A “Transformação tecnológica e o futuro das redes de emergência”;
  • As “Operações de apoio de emergência e segurança: Comunicações Interagência”;
  • As “Comunicações de emergência em ambientes insulares”.

A exemplo da primeira edição, realizada nos Açores em outubro de 2022, este SIRESP Bootcamp está dividido em quatro fases:

  • Formação, sobre operação dos terminais TETRA na rede SIRESP e gestão das comunicações;
  • Seminário, para análise e discussão de temas relevantes para o setor entre utilizadores e fornecedores;
  • Demonstração, para testar ideias e soluções técnicas apresentadas pelas empresas e para testar a interoperabilidade da rede SIRESP;
  • Exercício, para validação operacional de conceitos, produtos e serviços num cenário que simula ocorrências características da Região Autónoma como chuvas intensas, desabamentos de terras, combate a incêndios e crises sismíco-vulcânicas.

Saiba mais no site do SIRESP Bootcamp 2023.

 

A IT Security é Media Partner do SIRESP Bootcamp 2023


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.