Opinion

Gestão centralizada da segurança é o rumo a seguir

As empresas enfrentam um cenário de ameaças em constante mutação e evolução, no qual estão expostas aos riscos do mundo digital

Por António Correia, Area Sales Manager da WatchGuard Portugal . 19/04/2024

Gestão centralizada da segurança é o rumo a seguir

É por esta razão que a proteção dos ativos e dos sistemas contra as ameaças eminentes é uma das grandes prioridades corporativas e a solução reside na gestão unificada da segurança.

Esta nova abordagem permite controlar cada um dos subsistemas de segurança de uma instalação, de forma harmoniosa, através de uma plataforma de segurança integral, que reúne os dados de todos os sistemas de forma unificada e elimina as lacunas da segurança. 

Segurança abrangente

Os dados são informações valiosas para as organizações e o roubo ou divulgação dos mesmos pode prejudicar a reputação de uma organização ou gerar perdas monetárias incalculáveis. É fundamental abordar a proteção de dados de forma exaustiva e implementar um protocolo de cibersegurança adequado às necessidades da sua organização.

A análise profunda e estruturada de uma plataforma unificada de segurança não só potencia a deteção de ameaças, como promove uma melhor, e mais atempada, resposta aos perigos eminentes a que uma organização se encontra exposta.

Através da junção da administração e monitorização num local único, a gestão centralizada de segurança garante uma segurança abrangente dos utilizadores, dispositivos, aplicações e ambientes através de soluções de endpoints, autenticação multifatorial e proteção de redes.

Visibilidade melhorada

As firewalls são responsáveis por recolher e avaliar todos os dados que passam pelas organizações, de forma a garantir a sua proteção contra um ciberataque. Com uma gestão centralizada, o espaço para os logs deixa de ser limitado e a firewall passa a ter capacidade de avaliar dados em intervalos maiores de tempo.

Por outras palavras, a centralização da segurança permite a criação de relatórios e análises mais completas sobre os dados recolhidos, potenciando a sua visibilidade.

Quanto maior for a visibilidade de uma empresa, mais robusta é a sua postura de cibersegurança e consequentemente, mais fácil será identificar alguma atividade suspeita inadequada.

Nova abordagem de segurança

A abordagem de segurança unificada não só reduz a complexidade organizacional, como também reduz os custos de armazenamento, sendo que a informação passaria a estar num único local, de acesso rápido e protegido.

A par disto, destaca-se o alinhamento operacional de topo, que envolve a integração de tecnologias desconectadas, a automação e aceleração dos processos, neutralização de mais ameaças e a capacitação da sua equipa de TI para fazer mais em menos tempo.

As empresas precisam de uma solução poderosa e fácil de utilizar, que equilibre a que a segurança abrangente com a otimização de informação, a visibilidade dos dados e a postura forte de cibersegurança da sua empresa.

O cenário atual de ameaças é a oportunidade ideal de crescimento e a gestão centralizada de segurança é o caminho a seguir – opte por um parceiro que lhe forneça a plataforma que a sua empresa precise.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.