Opinion

Editorial

Quando a ameaça está no primeiro resultado dos motores de busca

Há cerca de um ano, numa conferência de um fabricante de cibersegurança, entrevistei um executivo que, entre as várias ciberameaças que as pessoas e as organizações devem de ter em atenção, alertou para uma que nem todos se lembram: o malvertising

Por Rui Damião . 11/06/2024

Quando a ameaça está no primeiro resultado dos motores de busca

Utilizar anúncios digitais – como em motores de busca – para distribuir malware ou redirecionar os utilizadores para sites maliciosos. Numa altura em que a linha entre publicidade e conteúdos não publicitários é cada vez mais ténue, nem todos os utilizadores tomam atenção se o primeiro resultado da sua pesquisa é, ou não, publicidade.

Recentemente, foi identificada uma campanha que visa os administradores de sistemas para levar estes utilizadores a descarregarem aplicações com malware para comprometer o sistema e a organização.

Esta recente campanha mostra que o malvertising está aí e que é preciso ter atenção. Colocar tecnologia em cima do problema certamente que irá ajudar a mitigar os riscos, claro, mas formar as pessoas – seja que tipo de colaborador for – é essencial para tornar a sociedade mais segura.

Mesmo na vida pessoal de cada um, este é um tema a que é necessário ter atenção. Ao querer entrar, por exemplo, no Portal das Finanças, é fácil um cibercriminoso comprar algum tipo de anúncio para redirecionar os contribuintes para uma página falsa e roubar as suas credenciais de acesso.

Numa altura em que há cada vez maior consciencialização para temas como phishing e smishing – e ainda bem que assim é – é preciso, também, alertar os utilizadores para as ameaças que podem chegar de cenários dos quais, à primeira vista, não existe risco nenhum: uma simples pesquisa num motor de busca.

Estar atento a malvertising é essencial para proteger dados, sistemas e reputação das organizações, mas também para salvaguardar os utilizadores na sua vida privada. A adoção de práticas de segurança e – mais importante – a educação contínua é – como sempre foi – uma prática essencial para toda a sociedade.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.