Opinion

Editorial

Verificado para phishing

Muito se tem escrito com a chegada de Elon Musk ao leme do Twitter e as consequentes alterações que têm sido anunciadas pelo mesmo, mas talvez não se tenha falado tanto quanto do ‘Blue Verified’, que, durante anos, foi um símbolo de que aquela conta era, efetivamente, da pessoa ou organização que afirmava ser

Por Rui Damião . 02/12/2022

Verificado para phishing

Ainda não se sabem todos os detalhes do novo ‘Blue Verified’, mas uma coisa é certa: a compra desta ‘verificação’ deverá mesmo avançar por cerca de nove dólares por mês; já existem determinados mercados onde é possível comprá-la.

O novo ‘Blue Verified’ pode levar a novas campanhas de phishing direcionadas aos utilizadores não só dentro do próprio Twitter, como através do tradicional email. Ainda no final do mês de outubro, a Trend Micro descobriu uma campanha de phishing direcionada às contas já verificadas e onde se prometia que, através do link apresentado no email, era possível ter o verification badge de forma “gratuita e permanente”.

Mas um dos principais problemas pode estar relacionado com a facilidade de levar a cabo campanhas de phishing dentro da plataforma. Existem vários relatos de terem sido criadas contas a fazerem-se passar por empresas bem conhecidas do mercado com mensagens contrárias às que são tradicionalmente associadas às mesmas.

Simultaneamente, o risco passa por, agora, serem criadas contas que se fazem passar por determinadas empresas conhecidas com a promessa de dar um determinado produto, por exemplo, através do link, roubando, posteriormente, informações do utilizador.

A 22 de novembro, Musk publicou no Twitter que o relançamento do ‘Blue Verified’ teria sido adiado e que provavelmente iriam ser usadas cores diferentes para organizações e pessoas. Vai minimizar o impacto de uma possível campanha de phishing através de contas verificadas? Talvez.

Existe uma forte possibilidade de grande parte deste artigo estar desatualizado pouco tempo depois do mesmo ser publicado, tendo em conta a quantidade de notícias que vão sendo lançadas sobre o tema. É preciso esperar para ver e ter atenção no ciberespaço.


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