S.Labs

Visibilidade completa dos ativos de IT, OT e IoT para assegurar a conformidade com a NIS2

Ativos não geridos geram riscos, ineficiências e custos inesperados. Não é possível gerir ou proteger ativos que não se conhecem

Por João Fonte, CEO, Factis . 07/06/2024

Visibilidade completa dos ativos de IT, OT e IoT para assegurar a conformidade com a NIS2
  • 30% das organizações admitem não conhecer os equipamentos que possuem;
  • Cerca de 70% das organizações têm uma discrepância na ordem de 30% entre o inventário planeado e o atual;
  • Um inventário IT permanentemente atualizado permite poupanças de até 30% do budget;
  • Em 2024, o número de pedidos de auditoria de hardware e software (internos e externos) vai crescer 100%.

Fonte: Gartner

 

 

João Fonte, Factis

IT Asset Management (ITAM) é um Best Practice fundamental. No ITAM 2.0, os dados do inventário estão acessíveis para uso em diversas vertentes, perspetivas ou funções (Sys Admin, IT Manager, CxO, Cybersecurity Expert e Equipas de Suporte), eliminando silos e proporcionando a colaboração. O ITAM 2.0 proporciona uma estratégia de Segurança de IT baseada em informação global e atualizada em tempo real.

A única solução viável, para assegurar o ITAM 2.0, tem de ter precisão, amplitude, profundidade e fornecer visibilidade completa do parque IT.

O Lansweeper, solução completa ITAM 2.0, permite descobrir, gerir, controlar e otimizar os ativos tecnológicos de toda a rede e eliminar pontos cegos. Proporcionando uma visão completa de 360º e detalhada de todos os dispositivos e softwares, aumenta a eficiência operacional, minimiza os riscos e suporta a tomada de decisões.

 

Aumentar a visibilidade

Melhorar a eficiência

Gerir riscos

Reduzir custos

Eliminar os pontos cegos e descobrir ativos de hardware e software desconhecidos

Preencher automaticamente a CMDB, enriquecer os Tickets do Service Desk e acompanhar o ciclo de vida dos ativos

Detetar dispositivos não autorizados, vulnerabilidades e não conformidades antes que se tornem um problema

Revela despesas desnecessárias, apoia nas decisões orçamentais e economizar no IT com dados precisos

 

Descobrir todos os ativos IT

Com os recursos de descoberta e reconhecimento avançado de dispositivos suportadas em AI, obtém-se o inventário com uma precisão incomparável do parque IT - Windows, Mac, Linux, routers, switchs, impressoras, ambientes virtuais, utilizadores, nuvem pública, dispositivos OT e IoT.

Consolidar, normalizar e eliminar discrepâncias do software

Reúne os dados de ativos de software num único inventário e elimina discrepâncias nas informações dos editores. Combina facilmente títulos e versões de software instalados com informações do contrato. Permite contagens precisas de instalações de software, encontrando software de forma rápida e confiável.

Relatórios analíticos e auditoria (KPIs)

Grande variedade de relatórios completos prontos a usar para conhecer o estado do ambiente IT em tempo real, tomar decisões informadas e responder rapidamente a auditorias a qualquer momento. Possibilidade de criar relatórios personalizados, agendamentos e acesso por API.

Visualização personalizada dos dados

Visualizar e analisar facilmente os dados com as vistas, dashboards e widgets. Criar vistas e dashboards personalizados, incluindo hardware, software, segurança, vulnerabilidades e muito mais.

Identificar potenciais riscos e vulnerabilidades críticas

Obter informação detalhada em tempo real sobre o estado dos patchs, exposição a vulnerabilidades, conformidade de segurança, ciclo de vida dos dispositivos, garantias, entre outras.

Diagramas

Os diagramas gerados dinâmicamente ajudam a compreender a configuração do parque IT e permitem identificar relações entre os ativos: topologias de rede, ambientes virtuais, etc. É ainda possível criar relações manuais entre dispositivos para melhor documentar as dependências no parque.

Integrações

A framework de integração e API aberta assegura ligação direta a outras ferramentas em uso - preencher automaticamente a CMDB, otimizar a gestão de serviços IT, enriquecer alertas e incidentes de segurança, fortalecer a gestão da superfície de ataque, entre outras utilizações. Não importa qual o cenário ou vertente do IT, os dados são precisos, disponíveis e prontos a usar.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, Factis e Lansweeper


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.