Threats

Agências internacionais de cibersegurança lançam alerta para capacidades de grupos russos

Várias agências governamentais de cibersegurança lançaram um alerta conjunto para as ameaças contra infraestruturas críticas e para as capacidades de grupos patrocinados pela Rússia

23/04/2022

Agências internacionais de cibersegurança lançam alerta para capacidades de grupos russos

Várias agências governamentais – nomeadamente a CISA, FBI, NSA e os centros de cibersegurança da Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido – lançaram um alerta conjunto sobre as ciberameaças apresentadas por grupos patrocinados pela Rússia contra infraestruturas críticas e como essas ameaças podem impactar organizações tanto dentro como fora do território ucraniano.

O alerta conjunto fornece detalhes técnicos sobre ciberoperações maliciosas de atores dos serviços secretos e de inteligência russos, do GRU e do ministério da defesa da Rússia. Simultaneamente, também inclui detalhes de grupos alinhados com a Rússia. Alguns destes grupos publicaram o seu apoio ao governo russo e ameaçaram conduzir operações cibernéticas em retaliação às ofensivas contra a Rússia e contra países ou organizações que apoiem a Ucrânia.

O alerta inclui, também, recomendações para que as organizações protejam a sua rede, nomeadamente a priorização de atualizar vulnerabilidades conhecidas, reforçar a utilização de autenticação multifator, monitorizar o protocolo de desktop remoto e fornecer mais conhecimento e treino aos utilizadores finais.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.