Threats

Ameaças que imitam o ChatGPT aumentaram 115%

Utilizadores de pequenas e médias empresas têm enfrentado ciberataques onde software malicioso se faz passar por ferramentas de produtividade conhecidas, como ChatGPT, Zoom ou Microsoft Office

25/07/2025

Ameaças que imitam o ChatGPT aumentaram 115%

Um estudo recente da Kaspersky indica que, entre janeiro e abril de 2025, cerca de 8.500 utilizadores de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) já enfrentaram ciberataques em que software malicioso ou indesejado foi disfarçado de ferramentas populares de produtividade online.

O Zoom e o Microsoft Office foram os serviços mais comuns, mas os serviços baseados em Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT e o DeepSeek, são cada vez mais explorados. As principais ameaças dirigidas às Pequenas e Médias Empresas em 2025 incluíam trojans e adware.

Para além das ameaças de malware, a Kaspersky continua a observar uma vasta gama de esquemas de phishing e burla dirigidos às PME. Os atacantes pretendem roubar credenciais de início de sessão para vários serviços, desde plataformas de entrega a sistemas bancários, ou manipular as vítimas para que lhes enviem dinheiro através de táticas enganosas.

Um dos exemplos é uma tentativa de phishing dirigida às contas Google. Os atacantes prometem às potenciais vítimas aumentar as vendas através da publicidade da sua empresa no X, com o objetivo final de roubar as suas credenciais.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.