Threats

Apple preocupada com aumento de malware em Mac

A Apple demonstrou-se descontente com os níveis de malware Mac atuais e afirma que este é um problema significativamente maior em Mac do que em iPhone ou iPad

27/05/2021

Apple preocupada com aumento de malware em Mac

Durante o testemunho feito no caso que coloca frente a frente a Apple e a Epic Games, criadora do jogo 'Fortnite', um alto executivo da Apple afirmou que o malware do Mac ultrapassou agora o nível de tolerância da Apple que mantinha a segurança como a razão para manter os iPhones bloqueados na App Store.

O responsável pela engenharia de software da Apple, Craig Federighi, afirmou em tribunal que a Apple considerou os níveis atuais de malware "inaceitáveis".

O caso Apple-Epic começou no dia 3 de maio e o diretor da App Store, Phil Schiller, sublinhou que a App Store estava apenas focada na segurança e privacidade desde o início. Federighi adiantou que desde maio passado que existem 130 tipos de malware Mac – e uma variante infetou 300 mil sistemas.

Acrescentou, também, que os Mac têm um "problema de malware significativamente maior" do que os iPhones e iPads, comparando o problema do Mac a um "jogo interminável de hack-a-mole".

Os Macs podem instalar software a partir de qualquer lugar da internet, enquanto os dispositivos iOS só podem instalar aplicações a partir da App Store da Apple.

A empresa de segurança norte-americana Malwarebytes, que vende antivírus para Mac, informou que o malware Mac estava agora a ultrapassar o malware Windows. No entanto, a empresa também notou que as ameaças a Mac, não eram tão perigosas como o malware para o Windows. 

Federighi afirmou ainda que, se a Apple permitisse que os utilizadores do iOS deixassem as aplicações laterais, as coisas mudariam drasticamente.

"Nenhuma revisão da política humana poderia ser aplicada porque se o software pudesse ser assinado por pessoas e descarregado diretamente, poderia ser colocada uma aplicação insegura e ninguém iria verificar essa política", concluiu. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.