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As técnicas mais utilizadas para pressionar o pagamento de ransomware

A Sophos divulgou aquelas que diz serem as dez técnicas mais utilizadas para pressionar as vítimas de ransomware a pagar o respetivo resgate

05/11/2021

As técnicas mais utilizadas para pressionar o pagamento de ransomware

A Sophos publicou o artigo “The Top 10 Ways Ransomware Operators Ramp Up the Pressure to Pay”, onde detalha como os atacantes de ransomware estão a implementar uma vasta diversidade de táticas sem escrúpulos para pressionar e persuadir as suas vítimas a pagar o resgate.

O artigo da Sophos baseia-se em provas e contributos da equipa Rapid Response da Sophos, que trabalha 24/7 para ajudar organizações que estejam a ser alvo de um ciberataque ativo. O artigo evidencia também a alteração das técnicas de pressão utilizadas no ransomware, que evoluíram da encriptação de dados para passar a incluir outros pain points, nomeadamente o assédio de colaboradores.

Desde que as organizações começaram a melhorar os seus sistemas de backup de dados e a ser capazes de restaurar ficheiros encriptados, os atacantes começaram a complementar as suas exigências de resgate com outras medidas de extorsão para aumentar a pressão para pagar”, declarou Peter Mackenzie, Director, Incident Response da Sophos, em comunicado. “A equipa Rapid Response da Sophos tem assistido, por exemplo, a casos em que os atacantes enviam emails ou telefonam aos colaboradores da empresa sob ataque, tratando-os pelo seu nome e partilhando informações pessoais que roubaram – como ações disciplinares ou a informação no seu passaporte –, com o objetivo de os assustar e os forçar a exigir ao seu empregador o pagamento do resgate. Este tipo de comportamento mostra como o ransomware passou de um ataque meramente técnico, que visava sistemas e dados, para um ataque que também aponta a pessoas”.

Segundo a Sophos, estas são as dez formas mais utilizadas para aumentar a pressão sobre as vítimas de ransomware, na tentativa de as forçar a pagar o resgate:

  1. Roubar dados e ameaçar publicá-los ou leiloá-los online;
  2. Enviar emails e telefonar aos colaboradores, incluindo executivos seniores, ameaçando revelar informações pessoais;
  3. Notificar ou ameaçar notificar parceiros de negócio, clientes, meios de comunicação e outros sobre a fuga e exfiltração de dados;
  4. Silenciar as vítimas, avisando-as para não contactarem as autoridades;
  5. Recrutar informadores internos que ajudam a aceder às redes da organização;
  6. Redefinir passwords;
  7. Lançar ataques de phishing direcionados aos emails das vítimas;
  8. Eliminar backups online e shadow volume copies;
  9. Imprimir cópias físicas da nota de ransomware em todos os dispositivos conectados, nomeadamente terminais de pontos de venda;
  10. Lançar ataques de denial-of-service nos websites das vítimas.

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