News

Accenture confirma publicação de dados roubados após ataque de ransomware

Num relatório entregue na última semana à SEC – Securities and Exchange Comission –, a Accenture confirmou que foram publicados dados dos seus clientes depois de um ataque de ransomware que teve lugar em agosto deste ano

19/10/2021

Accenture confirma publicação de dados roubados após ataque de ransomware

Depois de um ataque de ransomware em agosto de 2021, onde terão sido roubados mais de 6 terabytes de dados, a Accenture viu-se na posição de ou pagar um resgate de 50 milhões de dólares para manter os dados privados, ou ver essa informação publicada. A Accenture não pagou o resgate até à hora proposta e os cibercriminosos publicaram mais de dois mil ficheiros roubados durante o incidente.

Num relatório entregue pela Accenture à Securities and Exchange Comission, a empresa confirma que os cibercriminosos conseguiram roubar informação proprietária dos seus servidores e que terão sido publicadas.

Assumindo que – como todas as empresas – enfrentam “danos reputacionais e financeiros” por causa de ciberataques, a Accenture confirma que identificou “atividade irregular num dos nossos ambientes, o que incluiu a extração de informações proprietárias por terceiros, algumas das quais disponibilizadas ao público por terceiros. Além disso, os nossos clientes experimentaram, e podem experimentar no futuro, violações de sistemas e serviços baseados na cloud habilitados por ou fornecidos por nós. Até o momento, esses incidentes não tiveram um impacto material nas nossas operações ou nas operações de nossos clientes; no entanto, não há garantia de que tais impactos não serão materiais no futuro, e tais incidentes foram no passado e podem no futuro ter impacto”.

Apesar desta confirmação, não é ainda claro que tipo de dados é que foram especificamente roubados dos sistemas da Accenture durante o ataque.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.