00dias
00horas
00min.
00seg.

News

CNCS lança referencial de comunicação de risco e crise

O referencial elaborado pelo Centro Nacional de Cibersegurança serve de suporte à comunicação das organizações na gestão do risco e resposta a incidentes

16/04/2024

CNCS lança referencial de comunicação de risco e crise

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) elaborou um Referencial de Comunicação de Risco e Crise em Cibersegurança, com o objetivo de ajudar as organizações nacionais a comunicar em contextos de risco e crise de cibersegurança.

O CNCS identificou que muitas organizações que sofrem incidentes de cibersegurança não sabem como comunicar com as suas partes interessadas, nomeadamente autoridades, clientes, fornecedores, colaboradores internos e media, entre outros. Esta comunicação pode ser fundamental para responder aos incidentes de forma adequada, bem como para gerir a reputação da organização e a confiança da sociedade.

O referencial pretende ser um suporte à comunicação das organizações na gestão do risco e resposta a incidentes de cibersegurança, ao contribuir para a elaboração de planos de comunicação a seguir em situações de crise. A enumeração dos passos a seguir e a identificação de elementos e funções essenciais na equipa de comunicação formada para estas situações são alguns dos contributos do documento, que visa promover o contínuo aperfeiçoamento dos planos de comunicação das organizações.

Em comunicado, o CNCS explica que o referencial disponibilizado não deve ser entendido como um normativo, mas sim como uma referência de partida para a definição de estratégias, políticas e planos, que devem ser adaptados às características e necessidades de cada organização.

O referencial divide-se em três fases:

  1. Preparar a comunicação: preparação e elaboração de um plano de comunicação, que inclui os passos necessários, um levantamento dos riscos e a seleção das partes interessadas relevantes;
  2. Responder à crise: aspetos práticos e de execução da comunicação em contexto de crise, como a ativação da equipa de comunicação, as necessidades de reporte da crise e de notificação ao CNCS, entre outros aspetos;
  3. Pontos a melhorar: promoção da melhoria contínua através de uma análise retrospetiva da situação ocorrida para melhorar a resposta futura.

O Referencial de Comunicação de Risco e Crise em Cibersegurança destina-se a todas as organizações, com particular relevância para as que detêm menos competências internas na área de comunicação em cibersegurança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.