Threats

Ataques contornam autenticação em sistemas corrigidos recentemente

A Fortinet confirmou a deteção de ataques que contornam a autenticação FortiCloud SSO em dispositivos totalmente atualizados. A empresa alerta para um novo vetor que afeta implementações SAML SSO

26/01/2026

Ataques contornam autenticação em sistemas corrigidos recentemente

A Fortinet confirmou que os mais recentes ataques estão a permitir contornar a autenticação de login FortiCloud single sign-on (SSO) em dispositivos que já se encontravam totalmente corrigidos contra vulnerabilidades divulgadas no final de 2025. A informação foi confirmada pela empresa após alertas da Arctic Wolf sobre uma nova campanha ativa.

Segundo a Arctic Wolf, os atacantes estão a recorrer a automação para realizar alterações de configuração em firewalls FortiGate, incluindo a criação de novas contas de utilizador, a ativação de acesso VPN e a exfiltração de ficheiros de configuração dos dispositivos comprometidos.

A campanha apresenta semelhanças com ataques observados em dezembro de 2025, associados às vulnerabilidades críticas CVE-2025-59718 e CVE-2025-59719, que afetam a funcionalidade de login FortiCloud SSO em produtos como FortiOS, FortiWeb, FortiProxy e FortiSwitch Manager. Na altura, a Fortinet lançou correções e alertou que respostas SAML manipuladas podiam permitir o bypass de autenticação em sistemas com FortiCloud SSO ativo.

No entanto, a Fortinet confirmou agora que foram identificados vários casos em que os dispositivos atacados já estavam atualizados para a versão mais recente disponível no momento do ataque, o que indica a existência de um novo caminho de exploração. A empresa sublinha que, embora até ao momento apenas tenha sido observada exploração do FortiCloud SSO, o problema é potencialmente aplicável a todas as implementações de SAML SSO.

Numa publicação no blog, a Fortinet afirma estar a trabalhar numa correção adicional, sem avançar uma data para a sua disponibilização. Em paralelo, a empresa partilha também indicadores de compromisso (IOC) para apoiar as organizações na identificação de atividade maliciosa nos seus ambientes.

Como medidas de mitigação, a empresa recomenda bloquear o acesso administrativo aos dispositivos de perímetro a partir da Internet, limitando-o a endereços IP locais. Como workaround adicional, é ainda aconselhada a desativação da funcionalidade FortiCloud SSO, em conjunto com políticas locais de acesso, para reduzir o risco de abuso deste vetor de ataque.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº28 FEVEREIRO 2026

IT SECURITY Nº28 FEVEREIRO 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.