Threats

Aumentam sites maliciosos que se fazem passar pelo ChatGPT

Desde o início de 2023, um em cada 25 novos domínios relacionais com o ChatGPT eram maliciosos ou potencialmente maliciosos, revela investigação da Check Point Research

07/05/2023

Aumentam sites maliciosos que se fazem passar pelo ChatGPT

Em dezembro de 2022, a equipa de investigação da Check Point Software começou a levantar preocupações sobre as implicações do ChatGPT para a cibersegurança. No relatório anterior, a Check Point Research (CPR) chamou a atenção para o aumento do comércio de contas ChatGPT Premium roubadas, que permitem aos cibercriminosos contornar as restrições de geofencing da OpenAI para garantir o acesso ilimitado ao ChatGPT.

Agora, a CPR informa que notou um aumento nos ciberataques que utilizam sites associados à marca ChatGPT. Estes ataques envolvem a distribuição de malware e tentativas de phishing através de websites que parecem estar relacionados com o ChatGPT. A equipa de investigação identificou várias campanhas que imitam o site do ChatGPT com a intenção de induzir os utilizadores a descarregar ficheiros maliciosos ou a divulgar informações privadas. A frequência destas tentativas de ataque tem vindo a aumentar de forma constante nos últimos meses, com dezenas de milhares de tentativas de acesso a estes sites maliciosos.

Desde o início de 2023 até ao final de abril, dos 13.296 novos domínios criados relacionados com o ChatGPT ou o OpenAI, um em cada 25 eram maliciosos ou potencialmente maliciosos. Uma das técnicas mais comuns utilizadas nos esquemas de phishing são os domínios semelhantes ou falsos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.