Threats

Câmara de Odemira confirma ciberataque

O ataque foi já comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança, tendo sido apresentada uma queixa-crime junto da Polícia Judiciária. Ataque afetou sobretudo funcionalidades internas e externas da autarquia

27/03/2023

Câmara de Odemira confirma ciberataque

A Câmara Municipal de Odemira foi alvo de um ciberataque no passado dia 25 de março.

A informação foi avançada num comunicado publicado no site da própria autarquia, que alerta para eventuais constrangimentos que poderão comprometer o normal funcionamento dos serviços municipais nos próximos dias.

“Desde o dia de sábado que estão em curso ações de diagnóstico, por parte dos serviços municipais em colaboração com as referidas entidades, para perceber a extensão do ataque e a serem diligenciadas as ações necessárias para repor, o mais rapidamente possível, o normal funcionamento dos serviços”, pode ainda ler-se no comunicado.

O ataque foi já comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança, tendo sido apresentada uma queixa-crime junto da Polícia Judiciária.

Citado pela agência Lusa, Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, afirma que o ataque afetou “funcionalidades internas e externas da Câmara”, não sendo ainda possível avaliar se foram expostos dados de cidadãos e entidades relacionadas com o município. A página de internet e as redes sociais agregadas ao município não foram atingidas.

No mesmo comunicado, a Câmara lamenta o episódio e “solicita a melhor compreensão dos munícipes e entidades ao longo dos próximos dias, tendo em conta o funcionamento limitado dos serviços municipais”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.