Threats

Acesso a computador pessoal de funcionário na origem de ciberataques à LastPass

Cibercriminosos roubaram dados do cofre de senhas parcialmente criptografados e informações de clientes. Atividade maliciosa decorreu entre agosto e outubro de 2022

01/03/2023

Acesso a computador pessoal de funcionário na origem de ciberataques à LastPass

Depois de em dezembro passado ter divulgado uma violação de dados, o gestor de passwords LastPass revelou agora mais detalhes sobre os ataques de 2022, nomeadamente sobre um segundo ataque aos seus sistemas.

Sabe-se agora que um agente de ameaças acedeu e roubou os dados dos servidores de armazenamento na cloud da AWS durante dois meses. Os cibercriminosos roubaram dados do cofre de senhas parcialmente criptografados e informações de clientes.

De acordo com os mais recentes dados divulgados pela empresa, os cibercriminosos recorreram a informações roubadas em várias violações de dados e a uma vulnerabilidade de execução remota de código para a instalação de um keylogger no computador pessoal de um funcionário. Os cibercriminosos conseguiram instalar este keylogger com sucesso como parte de um ataque que viria a exfiltrar dados dos servidores da cloud AWS.

Segundo um comunicado de segurança, citado pelo ‘Bleeping Computer’, o agente de ameaças conseguiu ter acesso à senha “à medida que ela foi inserida, depois do funcionário ter realizado a autenticação por MFA”.

A utilização de credenciais válidas dotou a atividade maliciosa de uma maior credibilidade, sem que a empresa se apercebesse do acesso indevido e do consequente roubo de dados dos servidores de armazenamento da cloud do LastPass. Tal atividade viria a decorrer entre meados de agosto e o final de outubro de 2022.

O alerta para a atividade fora do normal surgiu através do AWS GuardDuty, quando o agente de ameaça se preparava para executar atividades não autorizadas do Cloud Identity and Access Management.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.