News

Ciberataques baseados na cloud aumentaram 48% em 2022

De acordo com a Check Point, à medida que as organizações deslocam as suas operações para a cloud, os ciberataques baseados na cloud tendem a aumentar ao mesmo ritmo

21/01/2023

Ciberataques baseados na cloud aumentaram 48% em 2022

A Check Point Research (CPR) relata um aumento de 48% ano a ano de ciberataques baseados na cloud em 2022 à medida que as organizações deslocam cada vez mais operações para a cloud devido à escalada das transformações digitais.

Os maiores aumentos foram registados na Ásia (60%), seguidos pela Europa (50%) e pela América do Norte (28%). A CPR descobre que os cibercriminosos estão a alavancar novos CVE dos dois últimos anos para atacar através da cloud, em comparação com ciberataques ao on-premises. A CPR adverte as organizações que estes ciberataques baseados na cloud podem levar a uma perda de dados, malware e ataques de ransomware. Nos ciberataques atuais com base na cloud, os CVE mais recentes (divulgados entre 2020 e 2022) estão a ser mais aproveitados em comparação com as redes on-premises.

Omer Dembinsky, Data Group Manager na Check Point Software, refere “as superfícies de ataque das empresas expandiram-se rapidamente num curto espaço de tempo. As transformações digitais e o trabalho remoto devido à pandemia aceleraram a mudança para a cloud. Os cibercriminosos seguem atentamente. Estas organizações têm sido desafiadas a assegurar uma mão-de-obra distribuída ao mesmo tempo em que estão a lidar com a falta de pessoal de segurança qualificado. A perda de dados, malware e ataques de resgate estão entre as principais ameaças que as organizações enfrentam na cloud. As aplicações e serviços na cloud são um alvo principal para os cibercriminosos porque serviços mal configurados e CVE recentes estão a deixá-los expostos à Internet e vulneráveis a simples ciberataques”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.