Analysis

As três tendências de segurança para o mercado de cloud em 2023

Os especialistas da Qualys apontaram as soluções de gestão de postura de segurança na cloud, a avaliação de vulnerabilidades e a proteção de workloads como as tecnologias que farão a diferença neste setor

27/12/2022

As três tendências de segurança para o mercado de cloud em 2023

Com o aumento do investimento na cloud, que se espera que continue a aumentar de forma constante e contínua até 2026 de acordo com dados avançados pela IDC, aumenta também a necessidade de uma maior segurança na cloud.

De acordo com os especialistas da Qualys, a adoção acelerada da cloud por parte das empresas e o crescente número de utilizadores provocou um aumento no número de incidentes de segurança.

Ao olharem para o mercado de segurança de 2022, os especialistas consideram que existe uma elevada fragmentação das soluções já existentes.

Desta forma, a fornecedora de soluções de segurança baseadas em cloud elegeu as três tecnologias que terão o maior impacto no mercado de cloud em 2023.

  • Gestão da Postura de Segurança na Cloud (CSPM): Os especialistas da Qualys consideram este o ponto de partida para as empresas quando abordam a sua estratégia cloud. Sergio Pedroche, country manager para Portugal e Espanha da Qualys, defende que “o CSPM é mais necessário do que nunca e é essencial estabelecê-lo com base numa configuração segura que vá desde o código até ao momento da execução”;
     
  • Avaliar as vulnerabilidades: As empresas necessitam de ter a perceção global e imediata de quais poderão ser as vulnerabilidades nos seus sistemas informáticos e qual a melhor forma de os proteger perante o aumento significativo do cibercrime. “A identificação e monitorização de ameaças, bem como alterações inesperadas na rede antes de se tornarem uma violação ou incidente de segurança, serão essenciais nas estratégias de prevenção”, afirma o responsável;
     
  • Proteção de workloads: Com as aplicações e infraestruturas on-premises a migrarem para a cloud, as equipas de segurança têm de estar mais atentos para gerir possíveis riscos que surjam associados à deslocação de workloads para bases de dados, máquinas virtuais ou servidores físicos. A tendência aponta para a colocação da própria workload no centro da estratégia, desvinculando-a da plataforma na cloud.

“Há vários anos que vemos que o mercado da segurança procura a simplicidade e acreditamos que até 2023 haverá uma maior concentração em soluções completas que tornem mais fácil a gestão por parte das equipas de TI”, conclui Sergio Pedroche.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.