Threats

Custo de violação de dados deverá atingir cinco milhões de dólares em 2023

Um relatório da Acronis revela que as ameaças de phishing e os emails maliciosos aumentaram 60%. Entre julho e outubro, o método de phishing foi responsável por 76% dos ataques

24/12/2022

Custo de violação de dados deverá atingir cinco milhões de dólares em 2023

O custo médio de uma violação de dados pode ultrapassar os 5 milhões de dólares (mais de 4.7 milhões de euros) em 2023 depois das ameaças de phishing e dos emails maliciosos terem aumentado 60%.

Os dados foram revelados no início da semana no mais recente relatório da Acronis de ameaças cibernéticas e tendências para o segundo semestre de 2022. O documento indica que entre julho e outubro, a proporção de ataques pelo método phishing aumentou 1,3 vezes, o que representa 76% de todos os ataques. Os ataques de engenharia social aumentaram igualmente nos últimos quatro meses, representando 3% do total de ataques.

Candid Wüest, vice-presidente de pesquisa de proteção cibernética da Acronis, sublinha que “as organizações devem priorizar soluções abrangentes ao procurar mitigar o phishing e outras tentativas de hacking no próximo ano”. Matt Mullins, investigador sénior de segurança da Cybrary, admite que o phishing poderá nunca desaparecer e que, por isso, as equipas devem preparar-se para enfrentar esta ameaça.

“Embora o valor da inflação seja significativo, é mais do que provável que não seja a razão por trás do elevado custo [dos ataques] para as organizações. Isso leva-me a acreditar que os cibercriminosos estão a ficar mais eficientes ao segmentar os dados, empresas e clientes certos”, afirma o especialista.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.