News

Desmantelamento de grupo criminoso de phishing leva a nove detenções

A operação de cooperação entre a Europol e as autoridades belgas e holandesas resultou em nove detenções, 24 buscas domiciliárias, e várias apreensões

22/06/2022

Desmantelamento de grupo criminoso de phishing leva a nove detenções

Uma operação transfronteiriça entre a Europol, a Polícia Belga e a Polícia Holandesa, resultou no desmantelamento de um grupo de crime organizado envolvido em phishing, fraude e branqueamento de capitais. A operação levou a nove detenções e 24 buscas domiciliárias na Holanda e apreensões de armas de fogo, munições, joalharia, dispositivos eletrónicos, dinheiro e criptomoedas.

O grupo criminoso contactou as vítimas por email, mensagem e através de aplicações de mensagens, que continham um link de phishing que conduzia a um site bancário falso. Sob a ideia de que estavam a ver as suas próprias contas através do site, as vítimas foram coagidas a fornecer as suas credenciais bancárias aos suspeitos. 

As investigações sugerem que a rede criminosa conseguiu roubar vários milhões de euros às vítimas e que utilizaram mulas para transferir os fundos das contas da vítima e para sacar o dinheiro obtido de forma fraudulenta. Membros do grupo também estiveram ligados a casos de tráfico de droga e possível tráfico de armas de fogo.

No âmbito da operação, a Europol facilitou o intercâmbio de informações, a coordenação operacional e forneceu apoio analítico para a investigação e enviou três peritos para a Holanda para prestar apoio analítico em tempo real.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.