Threats

Campanha de phishing tem como alvo quem ajuda refugiados

Uma campanha de phishing – possivelmente com ligações a um grupo patrocinado por um Estado-nação – tem como alvo os oficiais europeus que estão a ajudar a evacuar refugiados do território ucraniano

05/03/2022

Campanha de phishing tem como alvo quem ajuda refugiados

De acordo com a Proofpoint, está a ser levada a cabo uma campanha de phishing que tem como alvo os oficiais europeus que estão a ajudar na tentativa de evacuação de refugiados ucranianos. Diz a empresa que a campanha poderá ter ligações a um grupo patrocinado por um Estado-nação.

A Proofpoint explicou que a campanha tem origem num endereço de e-mail que parece pertencer a um membro do serviço armado ucraniano comprometido. O e-mail contém vários anexos maliciosos, um dos quais tentava decarregar o malware Lua intitulado de SunSeed, destinado aos oficiais europeus envolvido na supervisão dos esforços de transporte e população na região.

Outro anexo macro usa uma linguagem que faz parecer que está relacionado a uma reunião de emergência do conselho de segurança da NATO de 23 de fevereiro, que a Proofpoint disse ter sido usada para atrair os alvos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.