News

Detetado novo malware destrutivo em sistemas ucranianos

Duas empresas de cibersegurança reportaram que várias redes na Ucrânia foram afetadas por um novo ciberataque onde os dados foram destruídos depois de um ataque DDoS contra vários sites ucranianos

24/02/2022

Detetado novo malware destrutivo em sistemas ucranianos

A Eset e a Symantec descobriram um novo malware destrutivo que impactou a Ucrânia. Em janeiro, a Microsoft tinha encontrado um malware destrutivo que tornou os sistemas dos computadores infetados inoperáveis.

Numa série de tweets, a Eset indica que descobriu um novo malware data wiper que foi instalado em centenas de máquinas no país, tendo sido descoberto depois de um ataque de DDoS contra vários sites ucranianos.

Ainda que o primeiro sample tenha sido descoberto nesta quarta-feira, a Eset indica que há indícios de que o ataque poderá estar em preparação há dois meses, desde o final de dezembro.

A Eset indica que o malware pode ter sido implementado através de políticas de grupo do Windwos, sugerindo que os cibercriminosos têm total controlo das redes internas dos seus alvos.

O malware, intitulado de HermeticWiper, foi descoberto horas antes de a Rússia ordenar a entrada do exército russo no território ucraniano. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.