News

Governo da Ucrânia atingido por ciberataque e aumentam tensões com a Rússia

Vários sites do governo ucraniano ficaram inacessíveis na manhã desta sexta-feira e a mensagem deixada alerta o país para “esperar o pior”

14/01/2022

Governo da Ucrânia atingido por ciberataque e aumentam tensões com a Rússia

Um ciberataque levado a cabo na noite de quinta para sexta-feira levou a que alguns sites do governo ucraniano ficassem inacessíveis. A mensagem deixada por cibercriminosos alerta os cidadãos para “terem medo e esperarem pelo pior”.

À Reuters, um representante do ministério dos negócios estrangeiros do país indicou que ainda é muito cedo para dizer quem está por detrás do ataque, mas que a Rússia tem tido comportamentos semelhantes no passado. O ataque surge, também, numa altura em que a Rússia tem feito manobras militares junto à fronteira com a Ucrânia. De acordo com a mesma agência noticiosa, o ministério dos negócios estrangeiros russo não se mostrou disponível para comentar o ataque.

Quem visitou os sites do governo atingidos foi recebido com uma mensagem em ucraniano, russo e polaco que alertava os cidadãos ucranianos de que “todos os vossos dados pessoais foram carregados para a rede pública. Todos os dados no computador foram destruídos, impossíveis de restaurar. Todas as informações sobre vocês foram tornadas públicas, tenham medo e esperem o pior”.

Nesta quinta-feira, os Estados Unidos alertaram que o nível de ameaça de uma invasão militar russa à Ucrânia era alto.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.