Threats

Ciberataques voltam a subir em julho: ransomware cresce 28% a nível mundial

Relatório da Check Point de julho de 2025 revela que a Europa foi a região com o maior crescimento de ataques

22/08/2025

Ciberataques voltam a subir em julho: ransomware cresce 28% a nível mundial

O volume e a sofisticação dos ciberataques continua a aumentar, com cada empresa a enfrentar uma média de 2011 ataques por semana em julho de 2025 — um aumento de 10% face ao ano anterior. O ransomware, por sua vez, cresceu 28%, consolidando-se como uma das formas mais destrutivas de cibercrime. Os dados constam do mais recente Índice Global de Ameaças da Check Point Software.

O panorama mostra que nenhum setor ou região está imune. A região da Ásia-Pacífico continua a liderar em número absoluto de ataques, mas foi a Europa que registou a maior subida anual, com um aumento de 15%.

Setorialmente, a Educação, as Telecomunicações e a Administração Pública continuam a ser os alvos preferenciais, registando milhares de incidentes semanais por organização. No entanto, foi o setor da Agricultura que apresentou o maior crescimento anual, com um aumento impressionante de 81% no número de ataques.

O ransomware mantém-se como uma das principais ameaças, com 518 incidentes reportados apenas em julho, mais 28% do que no ano anterior. A América do Norte concentrou mais de metade destes casos (52%), seguida pela Europa (25%).

Os setores mais afetados foram os de Bens de Consumo e Serviços, Construção e Engenharia e Serviços Empresariais, demonstrando a diversidade de alvos escolhidos pelos atacantes.

Entre os principais grupos ativos em julho, destacam-se o Qilin, responsável por 12% dos ataques reportados, é atualmente o grupo mais ativo, o Inc. Ransom (9%), com um foco particular nos setores da saúde e da educação, e o Akira (8%), conhecido por desenvolver variantes sofisticadas direcionadas a ambientes virtuais.

A análise destes grupos, conclui a Check Point, reforça a ideia de que o ransomware continua a evoluir em alcance e sofisticação, obrigando as organizações a investir em estratégias de defesa proativas, cada vez mais potenciadas por inteligência artificial.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.