Threats

Cibercriminosos aproveitam morte da rainha Isabel II para roubar dados

O esquema começava com um alegado email da Microsoft onde era pedido às vítimas que deixassem uma mensagem escrita para a rainha

29/09/2022

Cibercriminosos aproveitam morte da rainha Isabel II para roubar dados
 

Um grupo de cibercriminosos aproveitou o mediatismo criado com a morte da rainha Isabel II, a 8 de setembro, para roubar dados importantes e passwords

O esquema tinha por base o envio de um alegado email da Microsoft onde era pedido às vítimas que deixassem uma mensagem escrita para a rainha. Para isso tinham de fazer o login da conta Microsoft. Ao clicar no botão para prosseguir com o processo, as vítimas eram direcionadas para um site que se assemelhava ao da Microsoft, mas onde eram roubados dados sensíveis presentes nas contas dos visados.

Foi a Proofpoint, uma empresa de cibersegurança, a primeira a dar o alerta para o ataque com recurso a phishing. A mensagem em causa alegava que a Microsoft estava a lançar um “quadro interativo com IA em honra a sua Majestade, a Rainha Isabel II”.

Os atacantes conseguiram obter milhares de dados e passwords depois de terem conseguido acesso às informações pessoais e financeiras através das contas Microsoft.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.